header top bar

section content

VÍDEO: Ginecologista sousense diz que gestantes podem transmitir coronavírus para bebês ainda no útero

As gestantes precisam cumprir o isolamento social uma vez que normalmente se apresentam com a imunidade baixa

Por Jucélio Almeida

30/03/2020 às 14h55

As gestantes estariam entre aquelas pessoas que se enquadram no chamado grupo de risco, ou seja, aquela parte da população que está na iminência de contrair o coronavirus? A TV Diário do Sertão foi buscar respostas para o tema, com o ginecologista sousense Guilherme Carvalho.

De acordo com Dr. Guilherme, as gestantes estão sim no grupo de risco porque são imunossupressoras.

“É normal que na gravidez as mulheres se apresentem com a imunidade mais baixa e, assim, estejam suscetíveis a processos infecciosos. Se numa festa todos comem, são as gestantes que se queixam noutro dia de problemas estomacais. Se elas se encontram em meio a pessoas gripadas, são as primeiras a se queixarem de sintomas da gripe”, alertou.

Essa condição faz com que as gestantes cumpram a risco o isolamento social. Situação recomendada pela Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde como medida de prevenção à Covid 19.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Nutricionista fala sobre os alimentos que aumentam a imunidade em meio à crise do COVID-19

Em Pombal, número de casos suspeitos de coronavírus sobe para 15; duas pessoas estão na UTI

Aumenta para seis o número de casos suspeitos na cidade de Sousa; Senhora de 54 anos foi atendida na UPA

Médico formado em Cajazeiras é transferido de hospital de Sousa para Mossoró com suspeita de coronavírus

O médico destacou que o ato de amamentar não acarreta nenhum risco da criança contrair o coronavirus, caso a mãe esteja infectada. Porém, o fato novo, diz o ginecologista, é que está comprovada a transmissão do vírus da mãe para a criança ainda no útero. Condição que os médicos denominam de transmissão vertical.

Para Guilherme Carvalho o pré-natal continua sendo uma das etapas mais importantes numa gestação. “Se faz importante que as gestantes continuem realizando o pré-natal, mas levando em consideração todos os cuidados, a exemplo de usar máscaras e álcool gel”.

Na quarentena Carvalho recomendou alguns procedimentos às gestantes.

“Atividades físicas moderadas, alimentação adequada, vacinação contra a gripe H1N1, além de usar repelentes contra o mosquito da dengue”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: