header top bar

section content

Hospital Santa Terezinha de Sousa realiza testagem em massa para Covid-19 de todos os funcionários

O método de exame adotado foi a sorologia, que propicia maior confiabilidade na detecção de pessoas contaminadas com o novo coronavírus

Por José Dias Neto

19/05/2020 às 14h58 • atualizado em 19/05/2020 às 15h19

Hospital Santa Terezinha em Sousa-PB

O Hospital Santa Terezinha realizou nesta terça-feira (19) a testagem em massa de todos os seus funcionários. A empresa foi a primeira na região a optar pela medida que tem por objetivo a redução do risco de contágio da doença em pacientes e colaboradores, já que expressiva parcela dos infectados pelo COVID-19 não apresenta sintomas ou estes se revelam de forma muito leve.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a unidade hospitalar vem tomando medidas que visam minimizar os riscos para seus pacientes e colaboradores, intensificando especialmente após a evolução dos casos já confirmados pela Secretaria de Saúde da cidade de Sousa e região, optando então pela realização dos testes.

VEJA MAIS:

Número de mortes por Covid-19 na PB passa de 200; mais de 400 novos casos surgem nas últimas 24h

O método de exame adotado foi a sorologia (imunoensaio fluorescente de alta sensibilidade) o qual propicia maior confiabilidade na detecção de pessoas contaminadas.

Na nota emitida, o hospital esclarece ainda que “apesar de o protocolo do Ministério da Saúde indicar o teste apenas para os indivíduos que apresentam sintomas (particularmente SRAG – síndrome respiratória aguda grave), sabe-se que pessoas assintomáticas podem ser fonte de transmissão e contágio – potencializando os riscos dentro de um estabelecimento de saúde – cuja prevenção pode ser feita por meio da testagem massiva; isolando, em consequência, os casos reagentes do contato com os demais funcionários e pacientes do HST, especialmente”.

Pelos resultados até o momento obtidos, conclui-se que o número de infectados é bem maior do que o divulgado pelo Ministério da Saúde, em consonância com estudos internacionais que apontam um subdiagnóstico que pode chegar de 20 a 30 vezes o número de casos reais, devido à baixa disponibilidade de testes no Brasil.

Além disso, o Hospital Santa Terezinha comunicou que está seguindo desde março/2020 um plano de contingência estruturado em observância às normas da ANVISA e da OMS para controle da pandemia provocada pelo novo coronavírus, tais como:

  • constituição de fluxo exclusivo para pacientes com suspeita de COVID-19, ou seja, desmembrado do fluxo habitual hospitalar;
  • intensificação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
  • protocolo de triagem e tratamento para os casos suspeitos;
  • aprimoramento de medidas de desinfecção e higiene – promovendo, portanto, ainda mais segurança no ambiente hospitalar.

Na nota enviada ao Diário do Sertão, ”o hospital reforça o compromisso assumido há 39 anos em prestar com excelência técnica serviços de assistência à saúde da população de Sousa e região, ainda mais no contexto de grave calamidade pública sanitária que assola o país”.

SERVIÇO

Para mais informações do Hospital Santa Terezinha, acesse o site oficial do HST: http://www.hospitalsantaterezinha.com.br/index ou ligue (83) 3522-1777.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: