header top bar

section content

VÍDEO: Consumo de carne de porco é fator de risco para AVC? Médica neurologista tira as dúvidas

Essa é uma das comidas que mais preocupam as pessoas, sobretudo por ser 'carregada', ou seja, possui alta concentração de proteína e gordura animal que podem provocar inflamação

Por Jocivan Pinheiro

06/07/2020 às 14h32 • atualizado em 06/07/2020 às 14h36

Sabemos que a má alimentação ocasiona diversos problemas de saúde, entre eles os vasculares (ligados ao cérebro). E uma das comidas que mais preocupam as pessoas é a carne de porco, sobretudo por ser uma carne ‘carregada’, ou seja, possui alta concentração de proteína e gordura animal que podem provocar inflamação por reação alérgica e até atrapalhar na cicatrização de um ferimento.

Mas há também outra dúvida recorrente com relação à carne de origem suína. A pergunta é: ela pode provocar Acidente Vascular Cerebral (AVC)?

VEJA TAMBÉM: Exercício físico na quarentena pode não melhorar bem estar emocional

De acordo com a médica neurologista Nathalia Vellano, não somente a carne de porco, mas vários outros alimentos – ‘carregados’ ou não – podem ser fatores de risco para problemas vasculares se forem consumidos com muita frequência sem uma dieta balanceada.

AVC acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: