header top bar

section content

VÍDEO: Psicóloga alerta que é preciso falar sobre sexualidade com as crianças para evitar abuso sexual

"Falar sobre sexualidade não quer dizer ensinar sexo para as crianças", esclarece Bárbara Dalcanale

Por Jocivan Pinheiro

20/08/2020 às 18h21 • atualizado em 20/08/2020 às 18h35

No programa Balanço Diário desta quarta-feira (19), a psicóloga e sexóloga Bárbara Dalcanale alertou para a necessidade de dialogar sobre sexualidade com crianças e adolescentes a fim de evitar que elas sejam vítimas de abuso e violência sexual.

Ao comentar sobre o chocante caso que aconteceu no Espírito Santo, da menina de 10 anos que foi estuprada durante seis anos pelo tio e acabou engravidando dele, a sexóloga esclareceu que falar sobre sexualidade com crianças não significa ensinar práticas sexuais, mas sim fazê-las entender em que momento elas estão sendo abusadas sexualmente.

“A gente precisa urgentemente falar com nossas crianças sobre sexualidade. Falar sobre sexualidade não quer dizer ensinar sexo para as crianças. É muito diferente. A gente precisa conversar com as crianças sobre intimidade, sobre o que é, de fato, essa questão da violência sexual; falar sobre manter a intimidade dos nossos genitais e que ninguém tem o direito de tocar no nosso corpo, nas partes íntimas principalmente, sem que a gente permita ou sem necessidade”.

VEJA TAMBÉM

Psicóloga lamenta índice de mortes de homossexuais no Brasil e critica o mito da ‘ditadura gay’

Bárbara Dalcanale disse que no Brasil muitos temas ainda são tratados como tabus e até proibidos de serem discutidos em determinados ambientes, o que só dificulta a prevenção e punição de certas práticas criminosas.

“Quanto mais a gente fala sobre sexualidade, mais a gente previne gravidez precoce, mais a gente previne violência sexual. Agora, a gente precisa conversar com esses adultos. O que passa na cabeça desse tio para ele achar que pode tocar essa menina, que pode ter relação sexual com essa menina? Não dá nem pra gente dizer que é um animal porque animal não faz essas coisas”, desabafou a sexóloga.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: