header top bar

section content

Levantamento mostra que seis cidades da região de Sousa estão na bandeira amarela e apenas um na laranja

De acordo com o apontamento que passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (5), os municípios da região de Sousa estão classificados nas bandeiras verde, amarela e laranja

Por José Dias Neto

04/10/2020 às 16h08 • atualizado em 04/10/2020 às 20h36

Coronavírus em Sousa

O Governo da Paraíba divulgou, neste sábado (03), mais uma avaliação do Plano Novo Normal com a análise situacional da pandemia do novo coronavírus no Estado.

De acordo com o apontamento que passa a vigorar a partir da próxima segunda-feira (5), os municípios da região de Sousa estão classificados nas bandeiras verde, amarela e laranja.

Bandeira Verde: Vieirópolis, São José da Lagoa Tapada;

Bandeira Amarela: Sousa, Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, Aparecida;

Bandeira Laranja: São Francisco.

O QUE DIZ O SECRETÁRIO

O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi, explica que para a classificação das bandeiras o Gabinete de Crise Covid-19 utiliza quatro indicadores: taxa de progressão de casos novos, taxa de letalidade observada, taxa de ocupação hospitalar em UTI e taxa de obediência ao isolamento social.

“Além disso é considerada a taxa de transmissão do vírus calculado pela Fiocruz e o percentual de imunidade populacional, o R hoje é de 1,1 e a taxa de imunização da população atingiu 17%”, esclareceu.

VEJA MAIS: 

Levantamento: três cidades da região de Cajazeiras estão em alerta com classificação na bandeira laranja

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE?

Nos municípios sinalizados com bandeira laranja e vermelha, poderão funcionar atividades essenciais, como agropecuária; cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais; bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários e seguradoras; empresas de telecomunicação, comunicação e imprensa; distribuidoras e geradoras energia, atividades de extração, produção, siderúrgica e afins; transporte, armazenagem, empresas de logística, Correios e manutenção de veículos automotores; supermercados e afins; serviços de Saúde; tratamento de água e esgoto e coleta de resíduos; administração pública (observada a adoção regimes home office), além dos já sinalizados com adequações para funcionamento.

Nos municípios com bandeira amarela, funcionam os já autorizados nas bandeiras vermelha e laranja, além de hotéis, pousadas e afins; comércio; shoppings centers; comércio popular (camelôs) e serviços em geral; escolinhas de esporte sem contato físico (natação e tênis, por exemplo).

Todos os segmentos da economia e da sociedade podem retomar suas atividades nos municípios que se encontram na bandeira verde, observando a adoção de protocolos operacionais para funcionamento das diversas atividades, que terão como foco a proteção do indivíduo, que deve passar a viver o ‘novo normal’, fazendo escolhas e evitando o contato entre pessoas; ambientes fechados e confinados e aglomerações, mesmo ao ar livre.

A avaliação completa com a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações pro critério e a íntegra da Nota Técnica estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: