header top bar

section content

VÍDEO: Vacina 100% nacional para Covid-19 poderá ser testada ainda em 2021, afirma ministro da Ciência

Marcos Pontes revelou que a vacina Versamune MCTI já foi submetida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação

Por Jocivan Pinheiro

06/04/2021 às 16h25 • atualizado em 06/04/2021 às 16h29

Em entrevista ao programa “A Voz do Brasil”, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, revelou que a vacina Versamune MCTI – um imunizante contra a Covid-19 que é 100% nacional – já foi submetida à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação. Segundo ele, o governo espera que as fases de testes obrigatórias para o uso amplo da vacina ocorram ainda este ano.

Marcos Pontes ressalta que existe a possibilidade de haver vacinação anual por causa das mutações do coronavírus.

“Cada vez que você tem uma mutação dessas, você depender completamente do exterior [outros países] para fazer as modificações, principalmente se essas mutações forem com características exclusivas aqui no país, fica difícil, demora tempo e perde muita gente, e agente não quer isso. Poder controlar rapidamente essa tecnologia e fazer moficicações nos insumos é essencial para protegar a vida das pessoas”.

VEJA TAMBÉM: Fiocruz vai entregar 18 milhões de vacinas até 1° de maio

O ministro disse que o governo trabalha em três eixos de combate ao coronavírus: compra de vacinas internacionais em 2021; aplicação de vacinas nacionais a partir do ano que vem e construção de um centro de vacinas para produção rápida. Além disso, está testando remédios antivirais – um deles em fase pré-clínica – e soro de cavalo do Instituto Butantan.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: