header top bar

section content

VÍDEO: Estudantes de Dermatologia do UNISM alertam sobre manchas que podem ser câncer de pele

Os discentes são membros da Liga de Dermatologia do Centro Universitário Santa Maria. Eles deram dicas de como se proteger do câncer de pele e enfatizaram a importância do autoexame

Por Luiz Adriano

26/08/2022 às 19h08 • atualizado em 26/08/2022 às 19h15

O vice-presidente da Liga Acadêmica de Dermatologia Clínica e Cirúrgica do Centro Universitário Santa Maria, em Cajazeiras, Edgar Carreiro Jr. e o diretor de comunicação, Jurandir Alves, participaram do programa Diário News da TV Diário do Sertão nesta sexta-feira (26) e trataram sobre câncer de pele.

Conforme os discentes, o principal ponto de prevenção do câncer de pele é o uso do protetor solar com fator acima de 30. Eles explicaram que é importante evitar a exposição solar, mas se porventura for necessário se expor ao sol, é imprescindível o uso do protetor. Segundo os estudantes, não pode haver o pensamento de que só deve usar quando for sair para a praia, conforme ambos, tem que usar todos os dias sempre que for sair ao sol.

Foi destacado que os horário de picos como das 10h às 14h é muito nocivo à pele humana. Eles chamaram à atenção de que mesmo que esteja nublado o uso do protetor tem que ser feito, porque os raios ultravioletas ultrapassam as nuvens. Os alunos também lembraram que roupas que cobrem o corpo também protegem.

AUTOEXAME

Jurandir Alves explicou que manchinhas escuras devem ser levadas em consideração e deve ser acendido um sinal de alerta. Ele disse que o correto é realizar o autoexame do câncer de pele seguindo a regra do ABCDE:

A – ASSIMETRIA (não é redonda)
B – BORDAS IRREGULARES (bordas falhadas)
C – COR (geralmente é um marrom claro, mas ela pode ficar mais escurecidas, pode ficar em tons brancos, vermelhos, azuis)
D – DIÂMETRO (percebe que está crescendo)
E – EVOLUÇÃO (analisa todos os pontos e se a mancha está persistindo)

“É importante sempre procurar um dermatologista porque ele quem vai cuidar da sua pele de fato, vai fazer uma avaliação com cuidado. Geralmente quando tem alguma mancha suspeita, faz a retirada, manda para biópsia para saber se aquela mancha era um câncer de pele ou não, e se for, se der algum diagnóstico positivo, ele vai ver a necessidade de fazer algum tipo de tratamento seguido com a retirada como o uso de cremes tópicos, o uso de produtos orais ou até podendo chegar à quimioterapia ou radioterapia, dependendo do caso”, pontuou Jurandir.

A Liga de Dermatologia do UNISM é composta por oito alunos do Centro Universitário Santa Maria e tem como objetivo desenvolver a dermatologia, tanto no fator estudo, quanto nos quesitos clínicos e cirúrgicos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: