header top bar

section content

VÍDEO: UTI Pediátrica do Hospital Regional de Cajazeiras começa a funcionar: “Veio para ficar”, diz secretário

A notícia foi confirmada pelo secretário executivo de Saúde do Estado da Paraíba, Arimatheus Reis, ao vivo e em primeira mão no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão

Por Luis Fernando Mifô

17/05/2023 às 15h15 • atualizado em 17/05/2023 às 16h58

Finalmente a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) vai começar a funcionar na noite desta quarta-feira (17), com escala de plantonistas. A notícia foi confirmada pelo secretário executivo de Saúde do Estado da Paraíba, Arimatheus Reis, ao vivo e em primeira mão no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão.

São seis leitos de UTI e cinco leitos de enfermaria, com equipamentos novos e profissionais da medicina, enfermagem e fisioterapia com capacitação para atendimentos intensivos. O primeiro plantão já começa a partir das 19h desta quarta.

Arimatheus Reis explica que o Governo do Estado já vinha investindo em equipamentos e novos leitos nas unidades de saúde, mas faltava completar a escala médica especializada. Isso foi possível graças a um edital de chamamento público, divulgado nesta semana, que oferece valor dobrado aos profissionais de UTI Pediátrica.

“Embora o Hospital Regional Cajazeiras não seja o perfil para atendimento de UTI Pediátrica porque ele se configura mais em maternidade, o compromisso do Governo do Estado é não deixar a população desassistida. Então, nós estamos aqui, assumimos mais uma vez o compromisso com a população de Cajazeiras e do Alto Sertão e entregamos essa UTI no dia de hoje”, destacou o secretário executivo.

UTI Pediátrica do Hospital Regional de Cajazeiras (Foto: Victor Batista/TV Diário do Sertão)

“Essa UTI não é só para enfrentar a crise das síndromes gripais, é um serviço que vem para ficar, a UTI está aberta e nós não vamos mais fechar, é um serviço que se consolida a partir de hoje, é uma herança que vai ficar”, acrescenta Arimatheus Reis.

Entre as cidades de Patos e Cajazeiras (distância de 142 km) existem apenas 25 profissionais capacitados para UTI Pediátrica e eles já atuam em várias outras cidades. Porém, com o novo edital do Governo do Estado foi possível atrair pediatras sertanejos de volta à região. Na escala da UTI Pediátrica do HRC, a maioria é de Cajazeiras e região.

“Com essa duplicação do valor do plantão e essa possibilidade de ser uma empresa médica, nós vamos atrair profissionais do Ceará, do Rio Grande do Norte, Pernambuco para residir em Cajazeiras, isso fortalece o serviço especializado. Daqui a pouco a gente vai ter que expandir”, destaca o secretário.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: