header top bar

section content

Engenheira civil cajazeirense se destaca como diretora de orçamento e finanças da Ebserh em Brasília

Márcia Suzanna Dutra Abreu Borges da Fonsêca, de 37 anos, era chefe do setor de engenharia hospitalar no Hospital Universitário de João Pessoa e foi transferida para a Capital Federal para assumir o comando das finanças da matriz

Por Luis Fernando Mifô

22/11/2023 às 23h19 • atualizado em 22/11/2023 às 23h22

Márcia ao lado do presidente Lula (Foto: Instagram Pessoal)

O setor de orçamento e finanças da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) em Brasília vem sendo gerido, desde julho, por uma mulher cajazeirense. A engenheira civil Márcia Suzanna Dutra Abreu Borges da Fonsêca, de 37 anos, era chefe do setor de engenharia hospitalar no Hospital Universitário de João Pessoa e foi transferida para a Capital Federal para assumir o comando das finanças da matriz.

Nas redes sociais, Marcia falou sobre a honra e a responsabilidade de estar à frente das finanças de um órgão responsável por 41 hospitais universitários em todo o Brasil.

“Me sinto honrada, pois sou mulher, brasileira, nordestina, paraibana, sertaneja e estudante permanente de escola e universidade pública”, escreveu a cajazeirense.

“Posso afirmar que isso tudo é resultado, primeiro, dos planos de Deus, associado a esforço, dedicação e apoio familiar. Sem esquecer, lógico, das ações afirmativas que estão transformando nosso Brasil”, acrescentou.

Márcia assinando nomeação na Ebserh em Brasília (Foto: Instagram Pessoal)

Currículo

Márcia Fonsêca é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutora pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), MBA em Gestão Pública (ENAP), MBA em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde (FABEX), especialização em Gestão e Logística Hospitalar (Instituto Líbano), MBA em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção (UNICID), aperfeiçoamento em Vigilância Sanitária na Saúde Pública e em Vigilância Epidemiológica.

Em 2009 iniciou a sua trajetória na administração pública atuando, no Governo do Estado da Paraíba, junto à Secretaria de Educação (2009 – 2015); na Prefeitura Municipal de João Pessoa, junto à Secretaria de Planejamento (2017 – 2018) e no Governo Federal, junto à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh (2018 – atual). Possui experiência em liderança e gestão de equipes, gerenciamento de projetos, gestão por indicadores, legislação, planejamento, contratações, licitações e orçamento público.

Márcia e o voice-presidente Geraldo Alckmin (Foto: Instagram Pessoal)

Como profissional liberal, atuou como sócia diretora administrativa e financeira da MAC Incorporações e Engenharia LTDA (2014 a 2021) e foi professora, no período de 2014 a 2019, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Engenharia Civil no Instituto de Educação Superior da Paraíba da Faculdade de Tecnologia da Paraíba, no Centro Universitário Santa Maria e no Centro Universitário de João Pessoa.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: