header top bar

section content

VÍDEO: Diretora confirma ampliação de 11 para 33 leitos na UPA de Cajazeiras: “Novidade ainda para esse ano”

A mudança, segundo Shirleyanne Brasileiro, representa um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde, liderada pelo secretário Ari Reis, e tem como foco garantir maior dignidade e agilidade no atendimento de pacientes em situação de urgência

Por Fernando Alencar

25/04/2025 às 16h58 • atualizado em 25/04/2025 às 17h52

Durante entrevista ao programa Olho Vivo, da Rede Diário do Sertão, a diretora da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Cajazeiras, Shirleyanne Brasileiro, anunciou uma importante ampliação na estrutura da unidade de saúde que atende a cidade e outros municípios da região. Segundo ela, a UPA passará dos atuais 11 leitos para um total de 33, ainda em 2025, triplicando sua capacidade de acolhimento.

A mudança, segundo Shirleyanne, representa um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Saúde (SES), liderada pelo secretário Ari Reis, e tem como foco garantir maior dignidade e agilidade no atendimento de pacientes em situação de urgência e emergência. A ampliação abrange tanto a parte administrativa quanto assistencial da unidade, o que permitirá oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente.

“É uma novidade ainda para esse ano, com a dedicação da Secretaria, na pessoa de doutor Ari. É de muito orgulho porque a UPA tem aquele entendimento municipalista, de pequenos leitos. Nós somos um leito de observação, não é leito de internação. É como eu falo: se há necessidade de estabilizar o tempo que for necessário, nós estamos lidando com vidas. Então, a prioridade é a vida”, afirmou a diretora.

Ela explicou que, apesar da ampliação significativa, a UPA continuará operando dentro de seu perfil de atendimento, focado na estabilização dos pacientes para encaminhamentos posteriores, quando necessário. A unidade, que é referência para mais de 15 municípios do Sertão paraibano, lida com uma alta rotatividade de pacientes, e por isso precisa de uma estrutura que possibilite atendimentos breves, mas resolutivos.

“Nós temos os leitos de internação para os eixos mais críticos. Mas, nosso perfil é de rotatividade o mais breve possível, sem uma internação prolongada. E para isso, nós somos referência de mais de 15 municípios, entendendo que Cajazeiras é relevante em termo populacional. Então, partindo desse pressuposto, nós temos hoje 11 leitos e vamos partir para 33 leitos”, declarou Shirleyanne.

Shirleyanne Brasileiro, diretora da UPA de Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

Shirleyanne Brasileiro, diretora da UPA de Cajazeiras (Foto: Diário do Sertão)

Outro ponto destacado por ela foi a recente entrega, pela Secretaria de Saúde, de poltronas para os acompanhantes dos pacientes, substituindo as antigas cadeiras de plástico e oferecendo mais conforto, tanto para quem é atendido quanto para os familiares. A medida integra uma série de melhorias voltadas à humanização do atendimento nas unidades de saúde da rede estadual.

“A gente vai ofertar essa demanda para a população da forma mais humanizada possível. Hoje, a Secretaria entregou em toda a rede do estado poltronas para os nossos acompanhantes, que outrora era aquelas cadeiras de plástico, e hoje todas as unidades têm o conforto de acomodar não só o paciente, mas o seu acompanhante”, ressaltou.

Shirleyanne reafirmou que, mesmo com a ampliação dos leitos, a UPA continuará com foco na observação e estabilização dos pacientes, papel central que desempenha dentro da rede de urgência e emergência. “E nós vamos ofertar com mais leitos de observação, que a característica do perfil da UPA. Mas falo, internação nas áreas dos eixos que são pertinentes a estabilização do paciente”, concluiu.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: