header top bar

section content

VÍDEO: Conheça história das famílias sousenses que vivem em isolamento social por conta do coronavírus

A professora Maria Rodrigues, disse que pede a Deus o restabelecimento da saúde de todos: "Bons dias virão"

Por Campelo Sousa

31/03/2020 às 09h05

Conforme a Organização Mundial da Saúde o isolamento social é, sem dúvida, a melhor prevenção à Covid 19. É, portanto, um comportamento coletivo recomendado como medida de saúde pública em todos os países, uma vez que o coronavírus está difundido por todo planeta.

Ainda que seja uma medida defendida por médicos e cientistas por se ter a convicção de que o vírus se espalha com mais rapidez diante à aglomeração de pessoas, o isolamento social e, principalmente, da forma como se abateu, repentinamente, junto à população, tem lá seus questionamentos.

Até quando o brasileiro suportaria viver trancado dentro de casa? Existe um prazo para manter a estabilidade emocional numa quarentena? O que fazer numa situação de isolamento social, ainda que necessário, para não perder a noção de tempo e espaço, de sociabilidade?

A TV Diário do Sertão foi ao encontro de quatro famílias sousenses que estão quase que presas dentro de casa.

A população brasileira está em isolamento social

A professora aposentada Neudes Sarmento da Silveira diz que trabalhou a mente, em princípio, para não assimilar notícias negativas: “Resolvi não escutar notícias negativas. Procurei informações a ponto de ter condições de ter como conviver com o coronavírus de forma responsável, sem entrar em pânico diante dessa realidade”. Para a professora uma boa leitura nestes momentos é importante.

Como advogado, Valdeci Filho afirmou que tem sofrido graves consequências devido à paralisação do Poder Judiciário paraibano que resultou na cessão das audiências. Porém, ver um lado bom: “Estou mais junto da família. Tenho mais tempo para a esposa, os filhos. Estou mais em casa, inclusive, realizando algumas tarefas domésticas”.

Paulo Pereira, jornalista, revelou que sua missão é de casa produzir as matérias do seu portal já que ele obedece rigorosamente o isolamento social, mas que acredita que em breve estará nas ruas para fazer aquilo que mais gosta, produzir matérias do cotidiano sousense: “Dizer a todos que este é um momento difícil, mas é importante também afirmar que é preciso estarmos dentro de casa na certeza de em breve estarmos recuperando nossa rotina”.

OMS orienta que as pessoas fiquem em casa

O casal, Maria Rodrigues e Aurélio, residem em Sousa, mas foram receber o carinho da filha Janile Rodrigues Casimiro de Abrantes na cidade de Patos. Janile destaca que sua rotina, devido à necessidade de zelar pelos seus pais, é dividida com o marido. “Como meus pais são do grupo de risco, quando precisamos de alguma coisa vou eu ou o esposo pra rua. Em casa assistimos filmes, televisão juntos. E assim vamos vivendo”.

A professora Maria Rodrigues, mais conhecida como Cida, disse que pede a Deus o restabelecimento da saúde de todos, principalmente daquelas famílias que perderam entes queridos e concluiu: “Tenho esperança em Deus que bons dias virão. Até lá fiquem em casa”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: