header top bar

section content

VÍDEO: Profissional da saúde relata falta de leitos na Ala Covid-19 no Hospital Regional de Patos

De acordo com o último boletim da Secretaria do Estado de Saúde (SES), em todo o Sertão, a ocupação dos leitos de UTI adulto está com 91% e enfermaria adulto com 96%.

Por Amanda Dantas

24/05/2021 às 18h50 • atualizado em 24/05/2021 às 19h16

O profissional de saúde Josivan Antero gravou um vídeo na noite desse domingo (23), e relatou a ocupação em 100% no Hospital Regional de Patos. Segundo ele, a idosa com suspeita de Covid-19 estava tendo seus primeiros atendimentos em uma ambulância do SAMU.

Josivan é jornalista e também socorrista do SAMU da cidade e contou que o sistema de saúde de Patos está quase em colapso. “Nós temos o Hospital Regional de Patos com a lotação acima da sua capacidade. Tivemos que transferir pacientes para João Pessoa. A UPA estava quase lotada.”, relata o profissional.

VEJA TAMBÉM:

Ministério da Saúde autoriza mais 664 leitos de UTI para tratamento de Covid-19 e beneficia a Paraíba

Ele ainda relatou um episódio em que teve que atender uma idosa com suspeita de Covid-19 dentro da ambulância do SAMU por falta de leito. “Fomos comunicados na entrada que não tinha mais vaga. Ainda passamos um tempo esperando na porta do hospital com a paciente recebendo oxigênio. Houve uma mobilização para achar uma vaga em algum centro de cuidado mais específico.”conta.

O profissional ressaltou que o número de casos confirmados em que os acometidos com o vírus estão em casa estaria muito alto. “Se essas pessoas precisarem de vaga, não vai ter.”, explica.

O socorrista do Samu Jocivan Antero gravou um vídeo em frente e a unidade hospitalar. (Foto: Reprodução)

Segundo último boletim da Secretaria do Estado de Saúde (SES), a cidade de Patos totaliza 11.098 casos confirmados e 191 óbitos. No sertão, a ocupação dos leitos de UTI adulto está com 91% e enfermaria adulto com 96%.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: