header top bar

section content

VÍDEO: Médica fala de evolução do conhecimento em pacientes com covid em relação ao início da pandemia

"Antes era tudo muito novo... agora a gente tem já um pouco mais de expertise no tratamento", disse a geriatra

Por Luiz Adriano

08/07/2021 às 18h54 • atualizado em 08/07/2021 às 18h59

A médica geriatra Antonieta Ozzetti, do estado de São Paulo, participou do programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão, e falou como a medicina se adaptou quanto ao tratamento da covid-19 e passou a conhecer melhor o coronavírus no decorrer do tempo. Ela explicou que no início muitas pessoas morreram sem um tratamento específico.

“A minha impressão foi que cada onda tem demorado cada vez menos tempo, então eu acho que é exatamente por isso, o conhecimento foi aparecendo sobre alguns tratamentos de pacientes internados”, explicou a médica.

VEJA TAMBÉM

Butantan abre pré-cadastro de voluntários para testes com a ButanVac

A médica geriatra Antonieta Ozzetti no programa Balanço Diário da TV Diário do Sertão

Ela detalhou alguns casos frequentes que no decorrer do tempo foi sendo detectado pelos médicos e consequentemente o tipo de medicamento a ser utilizado. “O que a gente tem hoje de comprovação são que corticoides ajudam em pacientes em casos moderados a grave, pacientes que precisam usar oxigênio, o corticoide tem um bom efeito; o uso de anticoagulantes porque a covid favorece a formação de coágulos e tromboses, tanto AVCs quanto a problemas cardíacos, trombose também em membros. Então esse ipo de tratamento a gente consegue melhorar bastante, otimizar o tratamento do paciente”, detalhou.

A geriatra falou como se deu as descobertas e como hoje tem sido mais fácil diagnosticar os problemas. Ela falou que pouco a pouco foi aprimorando e aprendendo a se antever a algumas complicações frequentes. A médica explicou que algumas complicações aconteciam repetidas vezes, e foi sendo possível perceber o mesmo em outros pacientes.

“Antes era tudo muito novo… agora a gente tem já um pouco mais de expertise no tratamento, então isso tem melhorado bastante e diminuído o tempo de permanecia e complicações no tratamento”, pontuou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: