header top bar

section content

Cajazeiras completa 153 e orgulha seus filhos; Parabéns cidade da cultura. VÍDEO

Nesta segunda-feira (22) é feriado municipal na cidade de Cajazeiras.

Por Diário do Sertão

22/08/2016 às 00h01 • atualizado em 21/08/2021 às 18h42

Esta segunda-feira, 22 de agosto de 2016 é uma data especial para a Paraíba e para todos os paraibanos, dia que Cajazeiras comemora 153 anos de emancipação política. A data será lembrada com a realização do tradicional desfile cívico.

O Diário do Sertão parabeniza cada um dos filhos de Cajazeiras nesta data especial. Distante ou próximo, os cajazeirenses conservam as características da cidade, povo acolhedor, crédulo, de bom coração, que acredita, que tem fé e que luta por uma Cajazeiras cada vez melhor.

Obrigada Cajazeiras por todas as vitórias alcançadas, conquistas e sonhos realizados. Sempre juntos!

História
Conhecida como “A Terra que ensinou a Paraíba a ler”, Cajazeiras festeja nesta segunda-feira (22) seus 153 anos emancipação política. Localizada na Mesorregião do Sertão paraibano, a 468 km da capital paraibana, Cajazeiras ocupa uma área de 565 km² e sua população, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015, é de 61.431 habitantes.

Cajazeiras: uma cidade para morar e se orgulhar

Cajazeiras: uma cidade para morar e se orgulhar

Desmembrado do município de Sousa em 1863, o nome “Cajazeiras” faz referência a uma fazenda existente na localidade no século XVIII, onde existiam várias cajazeiras, árvores que produzem o fruto cajá. Nos dias atuais, Cajazeiras é também se tornou a principal cidade da região do Alto Piranhas e polariza quinze municípios do extremo oeste da Paraíba. Possui uma cultura diversificada, realizando diversos eventos anualmente, como o Carnaval e o Festival Estadual de Teatro.
Economicamente, o setor terciário é sua principal fonte de renda, tendo o comércio e os serviços como importantes atividades econômicas. Na agricultura é forte produtora de banana, goiaba e manga. Na pecuária, destaca-se em galináceos, bovinos, ovinos, suínos, caprinos e equinos.

A cidade também desponta na comunicação com sete emissoras de rádio sediadas no município, entre elas: a Rádio Alto Piranhas (650 AM), a Rádio Arapuan (96.1 FM), a Rádio Mais FM (88 FM), a Rádio Cidade (104.9 FM), a Rádio Difusora Cajazeiras (1070 AM), a Rádio Oeste da Paraíba (1000 AM) e a Rádio Patamuté (94,5 FM), além de alguns jornais impressos em circulação, como o Jornal Gazeta do Alto Piranhas e o Diário do Sertão.

O artesanato é uma das formas mais espontâneas da expressão cultural cajazeirense, como as tapeçarias, as rendas e o vidro. Normalmente essas peças são vendidas em feiras, exposições ou lojas de artesanato.

O futebol de Cajazeiras é outra fonte de lazer de sua população e que já lhe rendeu vários títulos de campeonatos estaduais, por meio de seus tradicionais times: Atlético Cajazeirense de Desportos e o Paraíba Esporte Clube.

Cajazeiras ainda se consolidou como pólo educacional e mantém dois curso de Medicina, dois de Direito, entre uma variedade de opção na área superior. Entre as instituições de ensino superior, estão a Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (FAFIC), a Faculdade Santa Maria (FSM), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: