header top bar

section content

VÍDEO: Governo Federal reconhece situação de emergência em Marizópolis e São José do Bonfim, no Sertão da PB

Com a medida, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias

Por Portal Diário com Ascom MIDR

06/03/2024 às 18h00 • atualizado em 06/03/2024 às 18h07

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em mais 27 cidades atingidas por desastres em 13 estados. Na Paraíba, a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (6) contempla Marizópolis e São José do Bonfim, ambas no Sertão e por motivo de estiagem.

Com a medida, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias.

Também foram afetados pela estiagem os municípios de Santana do Ipanema, em Alagoas; Capistrano e Pedra Branca, no Ceará; Patos do Piauí, no Piauí, e Riacho de Santana, no Rio Grande do Norte.

Na Bahia, a cidade de Lagoa Real foi atingida por vendaval. Já Ibipeba, Lençóis e Mirangaba foram afetadas pela estiagem. Oiapoque, no Amapá, e Antonina, Ivaiporã e São João do Ivaí, no Paraná, obtiveram o reconhecimento federal de situação de emergência devido à epidemia de dengue.

Em Minas Gerais, Machacalis foi castigada por fortes chuvas, enquanto Curvelo e São Romão enfrentam a seca, que é um período de falta de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

No Espírito Santo, Ibatiba foi castigada por fortes chuvas, assim como Sorocaba, em São Paulo. No Rio Grande do Sul, os municípios de Estrela, Poço das Antas e Sinimbu foram atingidos por vendaval. Já Mato Castelhano e Venâncio Aires foram castigados por fortes chuvas, enquanto Rio Grande teve inundações. Em Santa Catarina, a cidade de São Carlos registrou queda de granizo.

Marizópolis, no Sertão da Paraíba (Foto: Diário do Sertão)

Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil

Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).

Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: