header top bar

section content

VÍDEO: Ilhados, moradores da zona rural de Cachoeira protestam e cobram estrada da empresa da Transposição

Segundo os manifestantes, após as fortes chuvas e com o aumento do nível do Rio de Baixa Grande a estrada vicinal ficou coberta pelas águas impossibitando o trânsito pelo local

Por Luis Fernando Mifô

15/04/2024 às 16h54 • atualizado em 15/04/2024 às 19h36

Na manhã dessa segunda-feira (15), moradores de pelo menos quatro comunidades rurais de Cachoeira dos Índios, no sertão do estado, interditaram e queimaram pneus em protesto pela falta de acesso à zona urbana da cidade. Segundo os manifestantes, após as fortes chuvas e com o aumento do nível do Rio de Baixa Grande a estrada vicinal ficou coberta pelas águas impossibitando o trânsito pelo local.

Em Cachoeira dos Índios está sendo construído a Barragem Tambor, que será abastecida pelo ramal do Apodi da Transposição do Rio São Francisco. Os moradores prejudicados residem nas comunidades Baixa Grande, Angical, Tambor, São Joaquim e São José de Marimbas. Segundo os manifestantes, desde o início das obras que a comunidade pleitei que a empresa que executa os trabalhos pudesse fazer uma estrada alternativa ligando os sítios à zona urbana, pois no período de chuvas, o rio aumento o nível e impossibilita o trânsito.

A antiga estrada fica distante cerca de 5km do município e pelo fechamento pelas águas todos estão prejudicados, como, por exemplo, o impedimento dos professores de se locomoverem até os sítios. Há cerca de uma semana não está havendo aula para os estudantes da zona rural.

O apresentador Aguinaldo Andrade, da TV Cachoeira, parceira da TV Diário do Sertão na região, cobriu parte do protesto e mostrou que os moradores queimaram pneus para chamar atenção da empresa. Eles conversaram com operários, mas estes não têm autorização para falar em nome da empresa.

Moradores da zona rural de Cachoeira dos Índios protestam após interdição de estrada (Foto: Reprodução)

Sem retorno

A produdação do programa Olho Vivo telefonou para a empresa, mas as ligações não foram atendidas. O espaço fica aberto para manifestações. E para o envio de nota de esclarecimento, temos o e-mail [email protected].

Impactos da transposição

Em 2023, a TV Diário do Sertão fez uma reportagem especial mostrando o drama de moradores que residiam em sítios de Cachoeira dos Índios e tiveram que abandonar suas casas por causa da obra da transposição. A princípio, o projeto inclui pagamento de aluguel provisório para os moradores e construção de vilas.

Cerca de 15 municípios paraibanos que ficam na microrregião de Cajazeiras, no sertão do estado, deverão ser contemplados direta e indiretamente pela transposição. É o caso de Cachoeira dos Índios, onde está sendo construído o reservatório e a barragem Tambor.

Cerca de 60 famílias tiveram que deixar seus lares para possibilitar a execução plena da obra de construção do açude Tambor. Ao todo, este trecho da transposição vai beneficiar cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: