header top bar

section content

VÍDEO: Urologista revela curiosidades do exame de toque retal e explica doenças na próstata

Na oportunidade, o especialista falou sobre a importância da campanha 'Novembro Azul' devido a alta incidência de câncer de próstata.

Por

27/11/2013 às 20h20 • atualizado em 22/06/2022 às 19h04

O médico urologista João Ricardo cedeu entrevista nesta quarta-feira (27) na TV Diário do Sertão. Na oportunidade, o especialista falou sobre a importância da campanha “Novembro Azul” devido a alta incidência de câncer de próstata.

João Ricardo falou sobre a aceitação dos homens com o toque retal. “O paciente acredita que o toque retal é fundamental”, disse. Ele confirmou a importância do toque dizendo que essa é a única forma de diagnosticar um nódulo com mais rapidez, coisa que o exame de sangue (PSA) não vai mostrar.

O médico falou sobre as maiores áreas de risco de pacientes com doenças na próstata e segundo ele, a genética continua liderando os fatores. Pessoas obesas e de cor negra também tem risco maior de câncer. João Ricardo esclareceu que a retirada da próstata pode acabar com a ejaculação do homem.

Trajetória
Natural da cidade do Barro, no vizinho estado do Ceará, João Ricardo contou sobre as dificuldades que teve na infância, por ser filho de uma família humilde de agricultores. Após iniciar na escola, João Ricardo veio estudar em Cajazeiras. Ele chegou a fazer Agronomia, mas sempre sonhando com a Medicina.

O médico relatou que fez um esforço e foi morar em Fortaleza para fazer um bom cursinho. Depois disso, ele conseguiu ser aprovado no vestibular em João Pessoa, onde se graduou. Em seguida, João Ricardo foi fazer residência no estado do Rio de Janeiro. Como estagiário, começou a se interessar pela urologia e se especializou na área.

Ainda no Rio de Janeiro, ele conseguiu emprego e uma boa estrutura, porém, por gostar muito de Cajazeiras, voltou e conseguiu se estabilizar na cidade. Logo quando chegou, abriu uma clínica, mas, sempre trabalhando no Hospital Regional de Cajazeiras.

Apesar de gostar muito de política, o médico diz que pretende somente exercer a medicina.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: