header top bar

section content

Ministério do Desenvolvimento Agrário apresenta programas e alternativas para agricultores de Monte Horebe

A reunião foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de diversos representantes institucionais, lideranças locais e agricultores do município

Por José Dias Neto

02/05/2025 às 17h15 • atualizado em 02/05/2025 às 17h20

O município de Monte Horebe recebeu, nesta semana, uma importante visita técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para apresentar informações e alternativas para fortalecer a agricultura familiar local. A reunião foi realizada na Câmara Municipal e contou com a presença de diversos representantes institucionais, lideranças locais e agricultores do município.

A comitiva do Ministério foi composta por Cícero Legal, superintendente do órgão na Paraíba; Claudivan Costa, articulador de política territorial; e Francisco Marto, consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que abordou temas ligados ao Crédito Fundiário.

Atendendo a um convite da prefeita Milena Nogueira (MDB) e do ex-prefeito Marcos Eron, os representantes do MDA deram continuidade a uma série de visitas pelo Estado da Paraíba com o objetivo de divulgar e esclarecer as políticas públicas do Governo Federal destinadas à agricultura familiar. O encontro contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Guarita, do secretário de Agricultura, Nivanio Torrado — que representou a prefeita Milena Nogueira — e de representantes de diversas associações rurais de Monte Horebe.

Ministério do Desenvolvimento Agrário apresenta programas e alternativas para agricultores de Monte Horebe. Foto: Divulgação

Para Cícero Legal, a visita é estratégica. “Estamos levando conhecimento e ferramentas que podem transformar a realidade do campo. Além dos programas nacionais como o Pronaf e o Garantia Safra, temos ações regionalizadas em parceria com o Instituto Federal de Souza, que incluem bancos de sementes orgânicas, perfuração de poços artesianos e outras iniciativas que beneficiam o Alto Sertão e o Médio Piranhas. São alternativas redentoras para quem produz alimento e combate a fome”, destacou.

O engenheiro agrônomo Claudivan Costa reforçou a importância do acesso à informação como base para o desenvolvimento rural. “Existem recursos financeiros e tecnológicos à disposição dos produtores. O nosso papel é apresentar essas possibilidades, abrir canais de diálogo e orientar os trabalhadores rurais sobre como acessar programas como o Dom Helder Câmara, Arroz da Gente, Mais Gestão, entre outros”, explicou.

A presidente do Sindicato dos Agricultores de Monte Horebe, Cícera Janaína, elogiou a iniciativa. “Hoje choveu informação pra gente. A gente precisa muito saber como fazer, e agora temos esse canal aberto com o MDA. Vamos usar, porque o povo da roça merece ter mais qualidade de vida”, afirmou.

Com essa ação, Monte Horebe reforça seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento sustentável no campo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: