header top bar

section content

Black Friday de viagem: o que é e como aproveitar

Acompanhar com antecedência os valores das passagens é fundamental para não cair em golpes.

Por Link Building Assistant

28/10/2019 às 14h23 • atualizado em 28/10/2019 às 14h26

Black Friday de viagem: o que é e como aproveitar

Nos últimos anos, novembro tem se tornado um período ideal para fazer compras. Isso porque é o mês da chamada Black Friday, momento em que os lojistas oferecem seus produtos com grandes descontos e preços bem menores.

Se você deseja aproveitar as promoções para, por exemplo, comprar viagens, sejam nacionais ou internacionais, é preciso observar os valores com certa antecedência. Há empresas que dizem ofertar os melhores descontos de Black Friday, mas, nem sempre isso é verdade.

Ter cautela e monitorar os preços com antecedência são as duas chaves para poder aproveitar a Black Friday da melhor forma possível e, é claro, ter suas passagens compradas para a próxima viagem.

Black Friday: o que é?

O termo Black Friday significa “Sexta-feira Negra” em inglês, mas a origem da expressão não é certa. Existem relatos de que o nome teria relação com uma sexta-feira de trânsito extremamente tumultuado após o feriado de Ação de Graças (Thaksgiving), na Filadélfia (EUA).

Nesse período iniciavam-se as compras de presentes de Natal e fim de ano, causando muitos congestionamentos e tumulto. Mas é a partir de 2005 que o nome Black Friday passa a designar essa ação do segmento de varejo dos Estados Unidos ao oferecer mercadorias com descontos de até 80%.

A ideia principal é liquidar os estoques dos produtos para poder receber novas mercadorias para início das vendas voltadas para o Natal, em dezembro.

Black Friday no Brasil

Há quase dez anos que o Brasil também adotou a Black Friday como uma oportunidade de acelerar as vendas pré-natalinas. Foi em 2010 que aconteceu a primeira edição no país, principalmente no mercado online.

A partir daí a Black Friday foi se expandindo também para as lojas físicas em todo o Brasil, oferecendo descontos muito atrativos para todo o comércio. Atualmente, ela acontece na quarta sexta-feira de novembro do ano.

No entanto, com a popularização da Black Friday nos diversos segmentos comerciais, foram surgindo alguns problemas como falhas técnicas nos sites e, pior ainda, “maquiagem de preços”, o valor do produto subia poucos dias antes do evento e durante a Black Friday o preço caía.

Por conta disso, é preciso avaliar com cuidado na hora de fazer quaisquer compras durante esse período de promoções.

Black Friday de viagem

Além dos diversos produtos que são oferecidos durante a Black Friday, há também a oferta de serviços relacionados às viagens. Passagens aéreas e de ônibus, pacote de viagem e de hospedagem, aluguel de carro e até cruzeiros estão na lista dos serviços de viagem em promoção.

É uma ótima oportunidade para você organizar aquela viagem tão sonhada, seja para dentro ou fora do Brasil. Quem já sabe onde vai ficar nas próximas férias ou está se programando para a viagem de lua de mel ou um mochilão fora do país pode encontrar na Black Friday valores muito mais atrativos.

No site oficial da Black Friday no Brasil é possível saber quais são as empresas cadastradas, o que gera um pouco mais de confiança. Mas as promoções não se restringem a isso, já que vários lojistas também oferecem bons descontos em seus sites oficiais.

Dicas para aproveitar a Black Friday

Pesquise com antecedência

Para não cair em qualquer tipo de golpe durante as promoções, o mais indicado é começar a pesquisar os pacotes de viagem ou voos com antecedência. Existem buscadores que fazem esse tipo de pesquisa de forma gratuita, facilitando sua busca.

A ideia é olhar o histórico dos preços da viagem que você está procurando e comparar com os valores oferecidos durante a Black Friday. Dessa forma, você consegue ver se está lucrando ou não com a compra.

Saiba o que você quer

Ter uma noção clara do que você deseja, facilita, e muito, suas buscas. Isso porque, durante as promoções, você acaba sendo bombardeado com anúncios de vários serviços e produtos que, por vezes, não são o seu real foco.

Por isso, tenha em mente o local e a data aproximada da viagem que você deseja fazer, além da noção do quanto você pode pagar por ela.

Compre com boleto

Geralmente, quem faz uma compra online no boleto acaba tendo um desconto maior do que com as demais formas de pagamento. Além disso, comprando via boleto, você tem a chance de desistir da compra, caso encontre uma oferta melhor.

Dê preferência a sites confiáveis

Outra dica muito importante no quesito segurança, é comprar em sites confiáveis, aqueles que são os oficiais das marcas ou ainda que ofereçam algum tipo de garantia em relação ao produto/serviço. Confira também em sites de reclamações o nível de confiabilidade do site buscado.

Recomendado pelo Google: