header top bar

section content

VÍDEO: UPA já realizou mais de 26 mil atendimentos em Sousa: “Atendimento de forma humanizada”

A classificação de risco é baseada no Protocolo de Manchester selecionando os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas

Por Campelo Sousa

28/12/2017 às 12h14 • atualizado em 28/12/2017 às 12h16

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mauro Abrantes Sobrinho (Doutor Marizinho) que fica localizada no Bairro da Estação, já atendeu no período de seis meses mais de 26 mil pessoas. A unidade foi reaberta em solenidade realizada no dia 10 de julho deste ano, aniversário da cidade sorriso da Paraíba.

Em entrevista ao Diário do Sertão, a diretora técnica Tomazia Estrela falou como são feitos os atendimentos e a classificação dos pacientes. A reportagem conversou também com o diretor administrativo, Alex Alves, e ele falou sobre a importância da unidade de saúde para população.

UPA Aberta
A UPA foi inaugurada outras duas vezes, a primeira em 2012 na gestão de Fábio Tyrone (PSB) e a segunda no dia 21 de setembro na gestão do ex-prefeito André Gadelha (PMDB), porém, nos dois casos os atendimentos foram suspensos deixando a população prejudicada.

24 horas
Atualmente, a UPA de Sousa, funciona 24 horas, conta com vários leitos e pode atender até 250 pessoas diariamente. A classificação de risco é baseada no Protocolo de Manchester selecionando os doentes por cores, após uma triagem baseada em sintomas, de forma a representar a gravidade do quadro e o tempo de espera para cada paciente.

Tomázia Estrela, diretora técnica e Alex Alves, Diretor administrativo (foto: Charley Garrido)

As inaugurações
Em Sousa, a UPA foi inaugurada em 2012 na gestão do atual prefeito Fábio Tyrone (PTB) e custou R$ 2 milhões de reais. Segundo o Ministério Público Federal, que investiga o caso, entre as irregularidades da obra está uma sala para ressonância magnética que não fazia parte do projeto original. Já as torneiras metálicas previstas foram trocadas por similares de plástico.

No dia 21 de setembro de 2016 a UPA foi novamente inaugurada, dessa vez na gestão do ex-prefeito André Gadelha (PMDB). Mas em outubro, a unidade foi novamente fechada após a derrota do gestor nas urnas para Tyrone. O Ministério Público Federal também investiga a ex-gestão.

Relembre:

Após três inaugurações, UPA de Sousa é reaberta

UPA 24 horas é inaugurada em Sousa e profissionais já iniciam atendimentos

MPF ajuíza ação contra ex-prefeito, dois engenheiros e empresa que construiu o prédio

Procurador diz que inauguração da UPA de Sousa não passou de cunho eleitoreiro

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: