header top bar

section content

VÍDEO: Presidente da ALPB responde a perguntas do Sertão e Alto Sertão sobre política e coronavírus

Adriano Galdino prestou entrevista exclusiva no programa Olho Vivo, onde falou sobre diversos assuntos, em especial a crise de saúde pública por consequência da pandemia do novo coronavírus

Por Jocivan Pinheiro

01/05/2020 às 19h40 • atualizado em 01/05/2020 às 19h45

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, prestou entrevista exclusiva no programa Olho Vivo, da TV Diário do Sertão, onde falou sobre diversos assuntos, em especial a crise de saúde pública por consequência da pandemia do novo coronavírus.

Antes de responder perguntas de correspondentes da TV Diário do Sertão em várias regiões do estado, Galdino fez um resumo das principais ações da ALPB durante o isolamento social, período em que a casa está realizando sessões remotas (à distância, por vídeo) para não parar os serviços.

Ele destacou os decretos de calamidade pública aprovados para o estado, a proibição do corte de energia, água e telefone para cidadãos de baixa renda, a fiscalização das condições de higiene de restaurantes que fazem entrega em domicílio e a redução do preço das mensalidades de escolas e faculdades particulares.

Respondendo perguntas

Região de Pombal – Adriano Galdino revelou ao radialista Naldo Silva ser a favor de eleições gerais de quatro em quatro anos e da prorrogação das eleições deste ano para 2022. Mas ele frisou que esse é o momento de focar no combate à pandemia do novo coronavírus.

Vale do Piancó – Adriano Galdino respondeu ao radialista Cláudio Nepó que a Assembleia havia marcado uma sessão itinerante em Itaporanga, mas teve que adiar devido à pandemia. A respeito da reclamação de Nepó, de que a ALPB tem dado pouca atenção à região do Vale do Piancó, Adriano Galdino ressaltou que às vezes os deputados solicitam recursos ou obras ao Governo do Estado, mas este não pode atender de imediato.

Uiraúna – Ao radialista Rafael Matias, o deputado garantiu que vai procurar se inteirar sobre a demora para a inauguração do matadouro público municipal e para a reforma do colégio estadual. No entanto, ele disse que o Governo do Estado planeja a Paraíba de forma regional.

Sousa – Galdino falou ao radialista Jucélio Almeida que o ministro da Economia Paulo Guedes não tem justificativa para temer que a União envie recursos financeiros aos estados e municípios para ajudar no combate ao coronavírus, alegando que governadores e prefeitos usariam as verbas para fazer política, porque existem mecanismos de controle desses recursos, como as próprias assembleia legislativas, o Ministério Público Federal, as câmaras, entre outros. Já sobre as recentes declarações de Bolsonaro, Adriano Galdino diz que se o país tivesse um presidente com mais preocupação social, estaríamos em situação bem melhor.

Apelo

Antes de finalizar sua participação, Adriano Galdino fez um apelo aos prefeitos paraibanos para que eles adotem medidas planejadas e eficientes de prevenção à Covid-19, com destaque para a obrigatoriedade do uso de máscara.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: