header top bar

José Antonio

section content

02 de outubro: uma data significativa da História de Cajazeiras

03/10/2025 às 14h48

Padre Rolim

Por José Antônio – Neste último dia 02 de outubro, um dos filhos mais ilustres de Cajazeiras, completou 200 anos de sua ordenação sacerdotal. Recentemente, neste mesmo recanto de página, fiz um alerta de que esta data não poderia deixar de ser comemorada, porém o
Bicentenário da Ordenação de Padre Rolim não mereceu o reconhecimento, a valorização e o respeito à memória do maior educador dos Sertões do Nordeste.

No último dia 22 de agosto, foi realizada em Cajazeiras uma sessão solene, conjunta da Câmara Federal, da Assembléia Legislativa do Estado e da Câmara Municipal de Cajazeiras, em sinal de reconhecimento ao Padre Rolim e através dos discursos realizados, constatamos o quanto precisamos caminhar para dar um lugar de destaque ao eminente cajazeirense.

Porque tenho falado e insistido tanto pelo resgate da figura de Padre Rolim no contexto, não só de Cajazeiras, mas também de todo o Brasil? Falta-nos audácia e coragem e visão para que os muitos olhares se voltem para este riquíssimo caminho e com olhares para o turismo religioso.

Vale ressaltar que a figura do Padre Rolim, em Cajazeiras, significou a presença da luz nas trevas do analfabetismo, de um homem que empunhou uma caneta, no lugar de uma espada, para fazer uma verdadeira revolução, daí a sua notoriedade, que precisa ser reconhecida em todo o território brasileiro, fato, que infelizmente, ainda não aconteceu na sua plenitude.

LEIA TAMBÉM:

A primeira tentativa foi realizada pelo ex-deputado federal, Edme Tavares, quando das comemorações do Bicentenário de nascimento do Padre Rolim, em 1999, que com seu dinamismo, coragem, arrojo e amplo prestígio conseguiu, neste evento, reunir figuras de renome nacional e deu ampla divulgação do nome do que foi, segundo Deusdedit Leitão, o grande “Educador Sertões”, em livro publicado, onde justifica amplamente a importância do grande Mestre que foi o Padre Rolim.

Devemos também ter iniciado as comemorações do Bicentenário da Ordenação Sacerdotal do Padre Rolim, que ocorreu no dia 02 de outubro de 1825, na cidade Olinda, em Pernambuco. Esta é mais data que não podemos deixar de festejar e que precisa de um envolvimento maior da própria Diocese de Cajazeiras, que seria um momento oportuno para se fazer o resgate, através de uma intensa pesquisa para descobrir aonde se encontram os documentos de sua ordenação sacerdotal e a localização dos seus restos mortais.

Ainda é tempo!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário e Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário e Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: