header top bar

José Ronildo

section content

14 mil obras paralisadas

18/02/2023 às 08h34

Coluna de José Ronildo - imagem: reprodução/internet

Por José Ronildo – Diante do diagnóstico de mais de quatro mil obras paradas no setor de educação em todo o país, o Governo Federal deu início à retomada de ações para conclusão desses projetos. O atual presidente Lula encontrou um verdadeiro cemitério de obras paradas e abandonadas em todo País.

Recentemente o ministro da Educação Camilo Santana anunciou a liberação de mais de R$ 250 milhões para dar sequência a 1.236 obras escolares em instituições de educação infantil, de ensino fundamental e em projetos de quadras esportivas.

As obras abrangem as cinco regiões e as 27 Unidades da Federação. Os pagamentos serão viabilizados via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e atendem tanto a estados quanto municípios.

As quatro mil obras estagnadas na educação são parte de um conjunto de 14 mil obras paralisadas em todo o País. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que nos próximos dias pretende anunciar um grande pacto de retomada da execução desses projetos, muitos deles no setor de infraestrutura e logística.

“Existem obras paralisadas há 15 anos; há 10 anos, que podem ser recomeçadas agora, porque já têm projetos aprovados, porque já estão semiacabadas. O dado concreto é que a gente vai tentar concluir tudo aquilo que ficou parado. A gente não quer saber de quem é a obra e em que período de governo foi iniciada”, afirmou o presidente Lula durante a reunião do Conselho Político da Coalizão.

Infelizmente o Governo Federal, para atender os deputados e senadores aliados começava as obras e logo depois, deixava de fazer os repasses financeiros para que as empresas vencedoras das licitações pudessem dar continuidade. Em Cajazeiras, por exemplo, tem uma escola com 12 salas de aula em Divinópolis cujas obras se arrastam desde o governo de Denise.

Candidatos

As eleições de 2024 se aproximam e a disputa para uma vaga nas câmara municipais promete ser acirrada em vários Municípios. Em Uiraúna, o grupo oposicionista conta atualmente com vários pré-candidatos a vereador, a exemplo de Carneirinho, Chico Bacatela, Zé Fernandes, Dulcimar de Humberto, Professora Marizete, Reinaldo do Ônibus, Luiz Fernando, Júnior do Canadá, Carlinhos do Varrelo, Maykon Kelvin, Diego da Brisa Net, Antonio Mestre Total, Francisco ex-conselheiro Tutelar, Laudeci Félix, dentre outros nomes que serão apresentados em breve.

Há informações que novos nomes serão anunciados em várias comunidades. Com o grande número de pré- candidatos poderão marchar em 2 partidos e eleger um grande número de vereadores. Hoje, a oposição em Uiraúna é formada por dois grupos, um liderado pelo ex-prefeito Bosco Fernandes e outro pelos Santiagos.

Rompimento

Um fato vinha chamando à atenção dos analistas políticos, lideranças e da própria população: o ex-prefeito de São João do Rio do Peixe, o empresário Airton Pires não vinha sendo mais visto ao lado do prefeito Luiz Claudino nas inaugurações de obras e viagens à capital do Estado.

Ele não vinha comparecendo as inaugurações de pequenas obras, com passagens molhadas e calçamento de ruas. Muita gente acreditava que a relação política entre os dois estava estremecida. Airton foi candidato a deputado estadual mas não logrou êxito e Luiz tinha e aproximado de Chico Mendes.

Para surpresa de todos, na última quarta-feira, Airton Pires esteve acompanhando o prefeito Luiz Claudino em uma visita às obras de uma praça.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: