header top bar

José Ronildo

section content

A coletiva do prefeito

05/01/2024 às 19h30

Coluna de José Ronildo - Foto: divulgação

Por José Ronildo – Todos estavam aguardando que o prefeito de Cajazeiras José Aldemir respondesse as críticas feitas à sua gestão pelo deputado estadual Chico Mendes em entrevista coletiva anterior.

A decisão da sua assessoria foi no sentido de que o gestor devia enumerar as obras e ações dos seus governos, já que está no segundo mandato, sem fazer referências ao deputado. Essa resposta ficaria explícita apenas na denominação que a prestação de contas recebeu que foi “Encontro com a verdade”.

Evidente que essa decisão frustrou de certa forma os apoiadores, correligionários e eleitores que foram até a CDL, e imaginavam que o prefeito fosse responder ao deputado Chico Mendes de forma direta.  A própria imprensa também imaginava isso e de certa forma também se frustrou. O fato é que quem apareceu foi José Aldemir paz e amor, bem diferente do Zé Aldemir que costuma ser implacável contra os adversários.

A assessoria de comunicação e de marketing do prefeito preparou um evento com o intuito de ser organizado, com um telão onde apareciam as obras e ações do governo em todas as secretarias, à medida em que o prefeito ia enumerando, além de vídeos que foram exibidos.

Preparam um discurso para o prefeito ler em pé, antes de sentar e iniciar a prestação de contas, para ler todas as ações das secretarias. Alguns profissionais de imprensa escalados para entrevistar o prefeito não concordaram com o fato da mesa ter ficado de lado. Foi a primeira vez que viram o entrevistado ficar de lado para o público e para os entrevistadores. A ideia era no sentido de que o público pudesse acompanhar no telão as informações repassadas pelo gestor.

Faltou cadeira para todos e ficou muita gente no fundão, em pé, com conversas paralelas, de forma que além do secretário José Anchieta o próprio prefeito teve que interromper sua fala para pedir silêncio. Faltou assessores ajudando o prefeito com os papeis. Apenas Dayane Valêncio esteve ao lado do prefeito ou nas proximidades, repassando informações e tirando dúvidas. Da plateia, Socorro Delfino, secretária de Educação também repassou informações solicitadas pelo prefeito. Os demais se esconderam. O prefeito chegou a puxar a orelha dos auxiliares pelo fato de não estarem presentes, no momento em que precisou de informações a respeito da revitalização do canal da Travessa Joaquim Costa. Na realidade a mesa diretora devia ter sido formada pelo prefeito, vice e pelos secretários.

Com relação às críticas de Chico, de qualquer forma o prefeito terminou respondendo, até porque foi inquirido insistentemente pelos colegas, mesmo indiretamente, quando explicou novamente porque cancelou o Xamegão do ano passado e porque deixou o carnaval perder força.

Zé Aldemir relembrou que não fez o São João por conta da queda no FPM e ICM e dos bloqueios de recursos para pagamento de precatórios trabalhistas. “Tire a coragem de dizer à população que não tinha como fazer a festa”, disse, oportunidade em que afirmou que Cajazeiras vai fazer este ano o maior carnaval de sua história.

Outra situação observada no início da entrevista foi a ausência do deputado estadual Júnior Araújo e que com certeza seria alvo de questionamentos por parte dos profissionais de imprensa, entretanto, Zé Aldemir se antecipou e justificou a ausência do deputado, bem como, da deputada estadual, sua esposa, Dra. Paula.

A presença de pouco aliados de Júnior na entrevista também foi observada. Diziam, os companheiros que muitos desses aliados que ocupam cargos no Estado ou são contratados estavam com medo de aparecer no evento depois que o governador João Azevêdo disse que o candidato do governo em Cajazeiras era Chico Mendes. Mais uma a ex-prefeita Denise Albuquerque e o seu esposo, ex-prefeito Carlos Antonio não apareceram.

Comenta-se que Denise e Carlos Antonio podem não seguir Júnior nessa aliança com Zé Aldemir. Na realidade essa atitude seria muito boa para política e evitaria um constrangimento para os três: Zé, Carlos e Denise depois de tanta troca de acusações, inclusive, de cunho pessoal, entretanto, um site divulgou que estaria em gestão uma chapa tendo Dr. Pablo, candidato a prefeito e Neguin, vice, com o aval de Júnior, Denise e Carlos. Essas lideranças entendem que todos são aliados do governo do Estado e não acreditam em retaliação.

Denise ocupa com cargo importante na Secretaria de Desenvolvimento do Estado e é aliada de primeira hora do governador João, inclusive, faz publicidade das ações do seu governo nas redes sociais, com muito entusiasmo. Agora resta saber se ela e Carlos vão ficar neutros na disputa local ou se vão subir no palanque do candidato do governo.

Ainda com relação as entrevistas coletivas, as duas foram marcadas pela emoção. Zé Aldemir se emocionou mais de uma vez, especialmente quando falou sobre a importância da esposa, Dra. Paula em sua vice e Chico quando falou do filho e da esposa.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: