header top bar

Petson Santos

section content

A empresa de comunicação que mais cresce no interior do Nordeste

09/07/2023 às 00h01 • atualizado em 09/07/2023 às 00h28

A empresa de comunicação que mais cresce no interior do Nordeste alcança 300k no YouTube e bate novo recorde

Por Petson Santos – Uma vez uma pessoa me perguntou como é ter um veículo de comunicação que faz sucesso no Sertão da Paraíba, pois o habitual é ver isso acontecer com as empresas que ficam nas grandes cidades, como a capital João Pessoa, por exemplo, sobretudo por conta dos recursos financeiros que são muito maiores do que os nossos.

Respondi que hoje em dia o sucesso está bem mais alcançável graças ao advento da Internet, que nos possibilita encarar a concorrência estando em qualquer lugar do mundo, basta que a gente acredite em nós mesmos, que saibamos as estratégias certas e, principalmente, que tenhamos foco no trabalho e na meta estabelecida.

Podem parecer frases feitas, padrão de coach, coisas do tipo, mas foi assim que o Sistema Diário do Sertão se estabeleceu entre os maiores; uma empresa de comunicação cuja matriz pode até estar situada na “última cidade da Paraíba”, mas isso não nos impede de pensar grande e enxergar daqui a amplidão do horizonte. Aqui nós não temos grades recursos, mas temos grandes ideias. Podemos não ter os equipamentos mais caros, mas temos uma equipe que faz o melhor com o que tem. E digo, sem falsa modéstia e com muito orgulho, que já somos referência para muitos outros.

Buscamos no dia a dia melhorar as nossas linguagens de comunicação, quer seja por texto, áudio ou vídeo, com um público que se transforma constantemente. Nessa experiência, desenvolvemos uma conexão tão honesta com o povo sertanejo que acabamos nos tornando também o principal aparato de canais por onde ecoam as vozes dos nossos telespectadores e ouvintes. Um exemplo marcante dessa relação são as campanhas que a TV Diário do Sertão faz para ajudar pessoas que estão em situação de desamparo social. Isso nos faz perceber que, mesmo enfrentando gigantes do Litoral, permanecer no Sertão é melhor pra gente e para as vidas dessas pessoas.

Petson Santos, Wallison Bezerra, Levi Dantas e José Dias Neto em Brasília

Sei que ainda falta muita coisa, mas nesses quase 17 anos já conseguimos obter conquistas que pareciam intangíveis em curto prazo. Equipamos e ampliamos nossa sede em Cajazeiras e expandimos as filiais e correspondentes em dezenas de cidades, incluindo João Pessoa. Aumentamos nossa capacidade tecnológica e humana para cobrir eventos de grande proporção não só na Paraíba, mas em outros estados também, a exemplo da recente série de reportagens e entrevistas que nossa equipe fez em Brasília. Conquistamos credibilidade para realizar entrevistas exclusivas com personalidades de todas as áreas do conhecimento e de todos os segmentos da sociedade. Dessa forma foi possível estabelecer marcos na história da comunicação sertaneja sendo, por exemplo, a primeira empresa do Sertão da Paraíba e realizar debates com candidatos ao governo do Estado, ao Senado e às prefeituras.

Vimos chegar o curso de Medicina em Cajazeiras depois de uma disputa história com as cidades de Sousa e Patos. Acreditamos e lutamos para ter um novo aeroporto e depois linhas aéreas comerciais diárias, realidade que começa no próximo mês de agosto. No esporte transmitimos ao vivo, com narração e comentários próprios e imagens exclusivas, o Campeonato Paraibano de Futebol da Série A e também o Poeirão, maior campeonato de futebol amador do Brasil.

No aspecto social, estivemos presentes no início da maior obra hídrica do mundo, a transposição do Rio São Francisco, e na chegada da água às bacias paraibanas, com uma cobertura inédita nas regiões da Borborema, do Cariri e do Sertão. Batalhamos também pela abertura de uma UTI Pediátrica no Hospital Regional de Cajazeiras, bem como do Centro de Oncologia Hospital do Bem na cidade de Patos. E nessa mesma esteira da saúde pública, estamos acompanhando e dando suporte à construção de um núcleo descentralizado do Hospital Napoleão Laureano em Cajazeiras, que vai acabar com o sofrimento de quem viaja para fazer tratamento de câncer. Outra luta da sociedade civil organizada juntamente com o Sistema Diário do Sertão que surtiu efeito junto ao Governo do Estado é a instalação de um Hospital de Trauma em Patos, que irá beneficiar toda a região.

No campo da segurança pública e justiça, temos instaladas as unidades da Polícia Federal em Patos, da Polícia Rodoviária Federal em Cajazeiras, do Ministério Público Federal em Sousa, do Presídio Regional de Cajazeiras, reforma e ampliação da Cadeia Pública Feminina de Cajazeiras, entre outras.

Somos o maior canal de notícia da Paraíba no YouTube e um dos maiores do Nordeste, com a marca alcançada de mais de 300 mil.

Diante de tantas conquistas e de tantas outras lutas que ainda precisam ser travadas para desenvolver nossa região, o Sistema Diário do Sertão chegou ao primeiro lugar no YouTube, passando na frente de gigantes do setor de comunicação e entretenimento. Somos o maior canal de notícia da Paraíba no YouTube e um dos maiores do Nordeste, com a marca alcançada de mais de 300 mil escritos neste dia 8 de junho de 2023.

No site e na televisão geramos o maior número de conteúdos jornalísticos do interior do Nordeste e chegamos a picos de 5 milhões de acessos por mês. Ninguém imaginava que aquele portal se transformaria nesta força que é hoje, a força de um povo guerreiro que às vezes chora as batalhas perdidas, mas depois levanta a cabeça e sorri com as conquistas.

Apresentadores do Olho Vivo Petson Santos e José Dias Neto entram no clima de São João com forró pé de serra e animam a Rede Diário do Sertão. (Foto: Diário do Sertão)

De segunda a sexta, a partir das 12 horas, somos a primeira rede de rádios do Sertão com quase 20 emissoras interligadas em multiplataformas para transmitir o programa Olho Vivo, conhecido por falar a língua do povo e ser combativo nas questões que interessam à sociedade geral.

Com tudo isso, nos resta agradecer. Obrigado a você que chegou até aqui com a gente! Sim, junto com a gente. Afinal, acompanhando a marca Diário do Sertão existe uma equipe que ri, chora e luta por você, sertanejo, paraibano, nordestino.
Estamos juntos e que venham mais vitórias!


VEJA TAMBÉM:



Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.


Petson Santos

Petson Santos

Petson Santos é radialista e formado em administração de empresas pela FASP. Foi diretor de jornalismo das Rádios Cidade FM, Oeste AM e Alto Piranhas AM, ambas de Cajazeiras. Apresentou os programas Rádio Verdade (Arapuan FM), Jornal da Manhã (Oeste AM) e Rádio Vivo (Alto Piranhas AM). Hoje é Diretor presidente do Sistema Diário de Comunicação. WhatsApp: (83) 98802-4576

Contato: [email protected]

Petson Santos

Petson Santos

Petson Santos é radialista e formado em administração de empresas pela FASP. Foi diretor de jornalismo das Rádios Cidade FM, Oeste AM e Alto Piranhas AM, ambas de Cajazeiras. Apresentou os programas Rádio Verdade (Arapuan FM), Jornal da Manhã (Oeste AM) e Rádio Vivo (Alto Piranhas AM). Hoje é Diretor presidente do Sistema Diário de Comunicação. WhatsApp: (83) 98802-4576

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: