header top bar

Edivan Rodrigues

section content

A Fala do Poder

16/06/2012 às 22h08

O livro de Nonato Guedes, A Fala do Poder (Perfis e discursos comentados de governadores da Paraíba), reúne dezesseis discursos de posse entre 1966 e 2011, de João Agripino a Ricardo Coutinho. Cada discurso vem precedido de ligeiro perfil do empossado, com destaque para aspectos de sua trajetória política, episódios e lances folclóricos que ajudam o leitor a captar melhor o contexto no qual se deu a ascensão do governante. Dos doze governadores eleitos, entre 1965 e 2010, nove o foram por voto direto e secreto. Os outros três tiveram seus nomes oficializados em colégio eleitoral restrito. Na prática, foram escolhidos por generais e, formalmente, chancelados por deputados e chefes partidários estaduais, em sintonia com o poder militar.

Dos nove governadores eleitos pelo povo, João Agripino exerceu a maior parte do seu mandato antes do endurecimento formal do regime, através da edição do Ato Institucional nº 5, em 13 de dezembro de 1968. Agripino elegeu-se em 1965 ainda sob a legenda da União Democrática Nacional (UDN), extinta junto com os demais partidos logo após o pleito, por determinação do AI 2, de 27/10/1965. A velha UDN “renasceu” pouco depois sob o nome de Aliança Renovadora Nacional (Arena), enquadrada nas rígidas diretrizes do Ato Complementar nº 4, de 20/11/1965, que geraram o bipartidarismo, concebido para facilitar o controle dos militares sobre a classe política.

Wilson Braga foi eleito na fase de transição do regime militar para o estado de direito democrático, beneficiado, aliás, pelas regras eleitorais do pleito de 1982, ainda impregnadas de entulhos da ditadura: voto vinculado, sublegendas partidárias e fortes restrições à propaganda eleitoral no rádio e na televisão, a famosa “lei Falcão”. Os três governantes biônicos (Ernani Sátyro, Ivan Bichara e Tarcísio Burity) eram uma espécie de delegados do regime militar, muito embora suas falas estivessem enfeitadas de referências ao povo, à liberdade, à democracia, numa retórica inútil dos donos do poder para manter as aparências de normalidade institucional democrática.

Nonato Guedes inseriu no seu livro quatro discursos pronunciados por vice-governadores, alçados ao mando estadual em substituição aos titulares eleitos. Uma substituição deveu-se à morte de Antônio Mariz, em 16 de setembro de 1995. Outra se deu em função da inusitada investidura, em 19 de fevereiro de 2009, do segundo colocado no pleito, em decorrente da decisão judicial que cassou o mandato de Cássio Cunha Lima. Nas duas situações o beneficiário foi José Maranhão.

Nonato Guedes não se propôs a fazer análises sofisticadas, mas tão somente, sob o pretexto de reunir num só volume os discursos de posse de governantes, facilitar a consulta a documentos históricos e fornecer, sobretudo aos jovens, um aperitivo para o estudo da história política da Paraíba. A linguagem é a do jornalista, mais do repórter do que do analista político. Repórter que começou a atuar ainda muito jovem, quase um menino, copenetrado desde sempre, a procurar os diversos ângulos dos acontecimentos, alguns dos quais foi testemunha e partícipe, como ele mesmo relembra ao relatar episódios focados em protagonistas da fala do poder. Nonato os reconstitui agora, a poeira já assentada, longe de paixões, intrigas e interesses menores, em texto límpido, equilibrado, aliás, muito conhecido de todos nós.
 

Edivan Rodrigues

Edivan Rodrigues

Juiz de Direito, Licenciado em Filosofia, Professor de Direito Eleitoral da FACISA, Secretário da Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB

Contato: [email protected]

Edivan Rodrigues

Edivan Rodrigues

Juiz de Direito, Licenciado em Filosofia, Professor de Direito Eleitoral da FACISA, Secretário da Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: