header top bar

José Ronildo

section content

A hora da colheita

01/03/2025 às 20h52

Coluna de José Ronildo

Por José Ronildo – O presidente Lula tem dito que 2025/2026 serão os dois anos da colheita, após todo um trabalho de reestruturação do governo, que segundo ele, foi destroçado pelo governo anterior; dos programas sociais, a exemplo do Bolsa Família, PAA, da máquina administrativa com a realização de concurso público diante da carência de servidores, que vinha comprometendo o trabalho dos  ministérios e demais órgãos públicos; recomposição dos recursos das universidades federais que foram tratadas a pão e água pelo governo anterior; reestruturação do programa Mais Médicos e do Farmácia Popular, que passou a distribuir mais de 40 medicamentos de forma gratuita com a população de baixa renda; reestruturação do programa Minha Casa Minha Vida; retomada de milhares de obras inacabadas e a criação de novos programas como o Pé de Meia para combater a evasão escolar no Ensino Médio e para estudantes que optassem por cursos de licenciatura, tendo em vista que os alunos que estão saindo do ensino médico não querem ser professor.

Lá atrás, além de se tirar do papel a obra da transposição do São Francisco, visando dar segurança hídrica ao semiárido nordestino e até as grandes cidades do Nordeste, foram criados programas como o de reestruturação dos hospitais universitários que estavam sucateados e de expansão do ensino superior, com construção de novas faculdades e criação de novos cursos, inclusive de medicina, além do estímulo para que a iniciativa privada investisse também investisse na construção de universidades, dando oportunidade para que os filhos dos trabalhadores, pudessem fazer um curso superior.

A colheita até que já começou, entretanto, de forma muito tímida, apesar do presidente já ter apelado para que os ministros trabalhassem para tirar do papel os institutos federais que foram anunciadas em vários estados; a entrega de casas e apartamentos para famílias pelo Minha Casa Minha Vida, como já estamos observando em alguns estados. Na Paraíba tem obras de duplicação da BR 230 e construção de hospitais.

As obras da transnordestina, que é uma linha de trem de carga para escoar a produção de grãos, frutas e minérios, partindo do interior do Piauí e cortando os estados do Pernambuco e Ceará, até os portos de Suape e Pecém estão acontecendo.

As obras dos ramais da Transposição do Rio São Francisco continuam a todo vapor, a exemplo do ramal do Apodi que vai levar água para o Oeste Potiguar e os ramais do Salgado, objetivando aumentar o volume de água do Castanhão, no Ceará, já que o projeto original está pronto com as águas do velho Chico já percorrendo rios e canais, inclusive, já tendo chegado a Engenheiro Avidos.

O presidente Lula deverá visitar mais uma vez, ao lado da governadora Fátima Bezerra as obras do ramal do Apodi, em Pau dos Ferros e a barragem Oiticica que foi ampliada com a construção de uma grande parede. O fato é que a disparada nos preços dos produtos da cesta básica, como carne, arroz, café e agora, o ovo, tem desgastado a imagem do governo e ele se esforça para mostrar tudo de bom que está sendo feito pelo governo para contrapor ao bombardeio que vem sofrendo nas redes sociais.

Candidatura

Segundo informações, o prefeito de São João do Rio do Peixe Luiz Claudino que ensaiou uma pré-candidatura a deputado estadual, mas terminou voltando atrás, estaria tentando emplacar o nome da esposa, primeira dama do município, Larúcia Sá, mas também já estaria enfrentando algumas dificuldades, tendo em vista que esperava contar com o apoio de alguns prefeitos da região, mas sem êxito. Ninguém quer se comprometer agora, até porque a eleição está distante e esses prefeitos do Vale do Rio do Peixe não querem entrar em mais uma roubada, como aconteceu com a pré-candidatura de Airton Pires. Os prefeitos após sua derrota ficaram no mato se cachorro e tiveram que recorrer a Chico Mendes para fazer o meio de campo junto ao governo do Estado e limpar a barra junto ao governador.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: