header top bar

Alexandre Costa

section content

A peleja do HU Sertão chega ao fim

03/04/2021 às 15h54

Maquete digital do Hospital Universitário do Sertão. (Foto: Reprodução da internet)

Por Alexandre José Cartaxo da Costa

Os rumores bombásticos do iminente fechamento HUJB- Hospital Universitário Júlio Bandeira e como consequência direta o cancelamento da autorização de funcionamento do curso de medicina, aqui no campus de Cajazeiras, da UFCG- Universidade Federal de Campina Grande caíram como uma enorme ducha fria nos fervorosos e aguerridos defensores da construção do novo HU Sertão- Hospital Universitário do Sertão.

O novo reitor da UFCG, Antônio Fernandes Filho, agiu rápido, convocando uma coletiva de imprensa para esclarecer o imbróglio. Foi quando na última quinta-feira(25), no auditório do campus de Cajazeiras, municiado de um calhamaço de relatórios e pareceres frutos de duas auditorias realizadas no HUJB, uma da EBSER, outra da CGU, que o jovem reitor sempre firme e sereno, desta vez, visivelmente tenso, manuseava nervosamente folhas com um conteúdo misterioso que selaria para sempre o futuro do HUJB e do nosso curso medicina, finalmente abriu a coletiva anunciando o petardo: “Considerando achados das auditorias apontando que o HUJB não dispõem de programas de residência medica além da pouca adesão e inserção dos docentes médicos em atividades de ensino, pesquisa e extensão além de não possuir o número mínimo de 80 leitos para ser certificado como hospital de ensino, (o HUJB possui apenas 32 leitos), recomenda-se a finalização do contrato do HUJB com a EBSERH”.

Estava a decretada a sentença de morte do HUJB e do nosso curso de medicina? Os repórteres presentes, atônitos com a gravidade das revelações, somente se acalmaram quando o reitor anunciou uma proposta salvadora, já aceita, que articulou logo na sua primeira viagem a Brasília como reitor junto ao MEC e a EBSERH: unificação do Projeto de construção do novo HU Sertão com o HUJB criando o “HUSJB- HOSPITAL UNIVERSITARIO DO SERTÃO JULIO BANDEIRA”.

Uma nova estrutura hospitalar que nasce de imediato com os 25 milhões já disponíveis no caixa da UFCG, no mesmo espaço do atual HUJB, mas com outra configuração com possibilidade de expansão tanto nas suas duas laterais como verticalmente, o novo HUSJB tem um orçamento estimado de mais 100 milhões de reais com 100 leitos e um potencial contratação de até 1000 vagas em concurso além do compromisso vital de manter o curso de medicina, dobrando suas vagas 30 para 60.

Nada mal para quem poderia perder tudo. Afinal, vale mais um passarinho na mão do que dois voando.

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, presidente da CDL Cajazeiras, diretor da Fecomercio  PB e membro da ACAL.

Contato: cartaxocosta@gmail.com

DE CORTAR O CORAÇÃO

VÍDEO: Égua, cega e abandonada cai por duas vezes no canal do Estreito e é resgatada por ONG em Sousa

EM CAJAZEIRAS

VÍDEO: Dráuzio Varella faz palestra em evento online da Faculdade Santa Maria e fala sobre a pandemia

PROTEÇÃO NECESSÁRIA

VÍDEO: Coronavac protege cerca de 80% do risco de morte, diz secretário executivo da Saúde da Paraíba

PARAÍBA

VÍDEO: Secretário executivo de Educação explica nova meta de alfabetização e fala em obras em Cajazeiras

Alexandre Costa

Alexandre Costa

Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, presidente da CDL Cajazeiras, diretor da Fecomercio  PB e membro da ACAL.

Contato: cartaxocosta@gmail.com

Recomendado pelo Google:
error: Alerta: Conteudo Protegido !!