header top bar

Luiz Adriano

section content

Afinal, o que é democracia?

15/09/2021 às 00h03 • atualizado em 15/09/2021 às 00h06

Coluna de Luiz Adriano.

Por Luiz Adriano

Em pesquisa ao dicionário, especificamente no site significados.com.br, verificamos que democracia significa um “regime político em que a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado para que possa organizar a sociedade”. Em um outro ponto importante diz que “na democracia, todas as decisões políticas devem estar em conformidade com o desejo do povo”.

Com o intuito de aprofundar mais o assunto, vamos abordar o tema ‘Liberdade de Expressão’. Segundo a definição do Google, “é um conceito que prevê a oportunidade de uma ou mais pessoas expressarem suas ideias sem medo de coerção ou represálias”.

Com base nas definições citadas, torna-se incompreensível o que algumas pessoas tem entendido por democracia. Atos onde um número incontável de pessoas que saíram às ruas no último dia 7 de setembro foram designados como “antidemocráticos”, enquanto que prisões e mais prisões de apoiadores do governo Bolsonaro tem acontecido frequentemente por expressarem suas opiniões tem sido caracterizado como “justiça”.

Não defendo atitudes como por exemplo querer cancelar o Supremo Tribunal Federal (STF) à força, logicamente isso seria um absurdo, no entanto, o que é preciso entender, é que os direitos e os deveres precisam ser iguais. Há três poderes, ou seja, pode criticar, zombar, humilhar, esnobar… enfim, dizer o que quiser com o poder executivo e o legislativo, no entanto, não é permitido discordar em nada com o poder judiciário, que somos dignos de represálias? Eis um questionamento em um país que se diz democrático.

Um dia após as manifestações do último dia 7 de setembro, o ministro Luis Fux rebateu os ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro e disse que “se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”.

Pelo visto a liberdade de expressão está com os dias contados no nosso país. Infelizmente, tudo caminha para que em breve não possamos mais postar um texto como esse que estou escrevendo, em especial se o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva voltar ao poder, e regular os meios de comunicação, assim como prometeu no último dia 26 de agosto em uma rádio de Salvador.

Afinal, a democracia da esquerda parece divergir da que lemos no início desse texto. Que Deus tenha misericórdia do Brasil!

Luiz Adriano

Luiz Adriano

Radialista, Mestre de Cerimônia e graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa-PB

Contato: [email protected]

Luiz Adriano

Luiz Adriano

Radialista, Mestre de Cerimônia e graduado em Jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa-PB

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: