header top bar

José Ronildo

section content

AgroNordeste

18/10/2019 às 08h29

Coluna de José Ronildo

AgroNordeste – plano de ação para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural na região – foi lançado pelo Governo Federal. Coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o projeto contará com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), já que diversas ações são realizadas em conjunto entre as duas Pastas.

As iniciativas serão implementadas em 230 municípios dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, divididos em 12 territórios, com uma população rural de 1,7 milhão de pessoas. O ministro Gustavo Canuto participou da solenidade de lançamento.

O Plano é voltado a pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem. Entre os objetivos estão aumentar a cobertura da assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.

O MDR possui diversas ações que convergem com o AgroNordeste. Neste ano, foi lançado o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), que aposta no fortalecimento estratégico das redes de cidades intermediárias. Foram identificados 41 municípios nos 11 estados da área de abrangência da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Segundo o ministro Gustavo Canuto, a ideia é investir nas cidades polo identificadas para que as áreas de influência possam crescer economicamente.

“A visão de Nordeste sofrido, precário, precisa ficar para trás. Os nordestinos são um povo muito forte, com riquezas naturais diferenciadas, com potencial muito grande. Nós só precisamos investir no lugar certo e da maneira correta para que esse potencial possa ser destravado. E não é só o Nordeste que vai se beneficiar, é o Brasil todo”, afirmou Canuto.

Outros projetos também fortalecerão as iniciativas do MAPA, a exemplo dos Polos de Agricultura Irrigada, que visa alavancar a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações de irrigantes e as diversas esferas de governo, aliando as demandas dos produtores rurais com as parcerias e políticas públicas de governo. Iniciado neste ano, o projeto implementou no Nordeste, até o momento, o Polo Oeste da Bahia.

Há, também, as diversas Rotas de Integração Nacional em todo o País – muitas na região Nordeste, a exemplo da Rota do Cordeiro, do Mel, Leite, Biodiversidade, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Economia Circular, entre outras. O projeto consiste na organização de redes de arranjos produtivos locais, associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Outra ação importante são os Perímetros Públicos de Irrigação (PPI), ferramentas fundamentais para ampliar a capacidade produtiva do Nordeste, garantir a geração de emprego e renda, além de ampliar a segurança alimentar da população da região e de outras localidades do País.

Opera Paraíba
O governador João Azevêdo lançou sexta-feira (11), o Programa “Opera Paraíba”, que tem como meta a redução das filas de espera por cirurgias eletivas no SUS. Com investimentos da ordem de R$ 6 milhões apenas no primeiro ano, o “Opera Paraíba” vai contemplar mais de 12 mil paraibanos em 36 tipos de cirurgias. A solenidade de lançamento ocorreu no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Ao todo, 12 hospitais da Rede Estadual vão integrar a força-tarefa para a realização dos procedimentos cirúrgicos, que contemplam as especialidades de ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia, proctologia e cirurgia geral. A contrapartida dos municípios consiste na realização dos exames pré-operatórios e no transporte até a unidade hospitalar responsável pelo procedimento cirúrgico.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: