header top bar

José Antonio

section content

Ainda vai chover este ano?

11/05/2015 às 18h23

Esta é uma pergunta muito difícil de ser respondida, mas alguns indícios que são ofertados, tanto pela natureza, quanto pelos animais nos deixam cheios de esperanças e com muita fé que boas chuvas ainda cairão este ano no nosso sertão.

No último domingo, margeando o Rio Piranhas, ouvi uma enxurrada de anuns, seguida de um comentário de um agricultor que me acompanhava: “estes anuns estão com propaganda enganosa”. Os observadores da natureza, com suas experiências, dizem que quando estes pássaros agem assim é certeza de que vai chover. Passados quatro dias a previsão se confirmou: choveu 35 mm.

O fato é que a situação é muito critica quando se trata de armazenamento de água, tanto nos reservatórios, quanto no subsolo. A cada dia que passa temos noticias que vários poços artesianos da zona rural de Cajazeiras estão secando e outros diminuindo em muito a sua vazão.

A situação mais grave se configura no volume de água acumulado no Açude Engenheiro Ávidos, que abastece a nossa cidade, que vem diminuindo consideravelmente desde o ano de 2012. Vejamos os números:
Maio de 2012 – 77.654.520 m³ de água – 30,4%
Maio de 2013 – 43.402.480 m³ de água – 17%
Maio de 2014 – 35.004.860 m³ de água – 13,7%
Maio de 2015 – 25.921.112 m³ de água – 10,2%.

Nos últimos três anos o volume caiu de 30,4% para apenas 10,2%, o que representa em metros cúbicos 51.733.408. Vale lembrar que nesse mesmo período o índice das chuvas caídas em nossa região, principalmente nas cabeceiras do Rio Piranhas e seus afluentes estiveram abaixo da média histórica que é de 728,00 mm, com exceção do ano passado, quando choveu 878,5, mas com chuvas finas, fato que impossibilitaram grandes volumes de águas correntes para encher o açude, mas em compensação, para quem acreditou nas chuvas e plantou teve uma excelente colheita.

Volto a lembrar que o principal afluente do Rio Piranhas, que é o Riacho do Tamanduá, cujas águas vêem desde a cumeeira do município de Barro, no Ceará e que estão sendo represadas na Barragem da Boa Vista, no município de São José de Piranhas, com capacidade de 200.000.000 m³, já tem uma grande quantidade de água, que em caso de necessidade extrema poderá ser “jogada” no leito do Rio Piranhas que desemboca no Açude de Engenheiro Ávidos. Esta obra faz parte do complexo da Transposição do Rio Francisco.

Esta semana andei conversando com alguns amigos agricultores sobre chuvas e um deles me disse que em muitos anos os açudes de sua propriedade, no município de Cajazeiras, só sangravam com as chuvas de maio. Diante deste quadro de grave crise de água, nós sertanejos pomos esperanças em todas as noticias narradas sobre os nossos agricultores e passamos a ter fé que as chuvas ainda virão em abundância este ano. 

Zona Franca do Semiárido
No próximo dia 15 de maio acontecerá em Cajazeiras o primeiro seminário sobre a Proposta de Emenda Constitucional, que tramita no Congresso Nacional, para a criação da Zona Franca do Semiárido.

Já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a proposta seguirá ainda este ano para ser votada em plenário.

Quem também vem se envolvendo nesta luta é a União Brasileira de Municípios (UBAM), além dos deputados dos estados da Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, que vêem nesta proposta a salvação econômica e social dos municípios desta área que há muitos anos sofrem a carência de atenção do governo federal.

Um dos grandes objetivos do projeto é a interiorização do desenvolvimento e com isto tentar diminuir as disparidades regionais e promover o bem estar e a justiça social. 

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: