header top bar

José Ronildo

section content

Alianças

06/09/2024 às 21h59

Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Por José Ronildo – O deputado Júnior Araújo fez questão de publicar nas suas redes sociais o pensamento do presidente Lula no que se refere as disputas eleitorais entre aliados, como acontece, por exemplo, em João Pessoa. Certamente o recado de Júnior foi para o governador João Azevêdo. Na entrevista prestada a uma emissora de rádio da Paraíba, durante sua visita ao Estado, o presidente disse que não vai se envolver nas disputas municipais e citou o exemplo de João Pessoa, onde o seu partido, o PT tem um candidato a prefeito e o governador apoia uma outra candidatura.

Lula disse que não vai se indispor com aliados ou fazer inimigos por conta da disputa e que sua participação na campanha será ínfima, tendo em vista que está muito ocupado com a gestão do País, com uma agenda intensa e não teria tempo para participar de comícios, por exemplo.

Na Paraíba, o governador João trilhou um caminho diferente. Em Cajazeiras, por exemplo, o chefe do executivo entrou na disputa e envolveu o seu governo em favor da candidatura de Chico Mendes, que é do PSB, seu partido político, inclusive, exonerando os aliados do deputado estadual Júnior Araújo e até da sua secretária, ex-prefeita Denise Albuquerque, tanto em cargos comissionados, de gerência e até contratados, especialmente do HRC. Na convenção, fez ataques ao prefeito José Aldemir.

Resultado: o deputado estadual Júnior Araújo se declarou independente, não seguindo mais cegamente as orientações do governo em matérias na Assembleia Legislativa; José Aldemir também anunciou seu rompimento político com o governador, chamando-o de ingrato e covarde. Em outros tempos, quando a disputa municipal era entre aliados, o governador nem aparecia em Cajazeiras.

Emprego

O IBGE mostrou que o número de empregados no setor privado chegou ao recorde da série histórica da PNAD Contínua, iniciada 2012. Foram 52,5 milhões, e essa é a soma de trabalhadores com e sem carteira assinada. Entre os empregados com carteira assinada, o número absoluto de profissionais chegou a 38,5 milhões, também no maior patamar da série. Contra o trimestre anterior, a alta foi de 0,9%, agregando 353 mil pessoas ao grupo. Contra o mesmo trimestre do ano passado, o ganho é de 4,2%, o que equivale a 1,5 milhão de trabalhadores a mais.

PIB

A economia brasileira cresceu 1,4% no segundo trimestre, em relação ao trimestre anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (3/9). O resultado veio meio ponto percentual acima da expectativa dos economistas, que era de uma alta de 0,9% para o Produto Interno Bruto (PIB) no trimestre.

Na comparação o segundo trimestre de 2023, o avanço foi de 3,3%. Trata-se de mais um resultado positivo para a atividade econômica, após uma alta de 1% do PIB de janeiro a março, em relação ao trimestre anterior (o dado foi revisado, de 0,8% divulgado anteriormente).

E isso apesar de o segundo trimestre ter sido marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que tiveram início no fim de abril. Na semana passada, o IBGE também informou que a taxa de desemprego no trimestre encerrado em julho recuou para 6,8%, com 7,4 milhões de desocupados. Este é o menor nível de desemprego registrado para o período desde o início da série histórica do instituto, em 2012.

Diante das repetidas surpresas positivas na atividade, economistas têm revisado para cima suas projeções para o PIB de 2024. Segundo o boletim Focus do Banco Central, os analistas começaram o ano esperando um avanço de 1,6% para a economia este ano e, no levantamento mais recente (de 2/9), a mediana das projeções já estava em quase 2,5%.

No entanto, essa melhora no desempenho da economia não parece estar chegando à percepção das pessoas. A pesquisa AtlasIntel de avaliação do governo Luiz Inácio Lula da Silva mais recente (divulgada em 28/8) mostrou, por exemplo, que para 47% dos entrevistados a situação atual da economia é ruim, contra 33% que consideram boa. Outros 21% acham que a situação econômica está “normal”.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: