header top bar

José Ronildo

section content

Alternância de poder

30/10/2020 às 08h36 • atualizado em 30/10/2020 às 09h37

Coluna de José Ronildo

Ao observar as eleições em Cajazeiras, nota-se que sempre houve alternância de poder, com o eleitorado dando oportunidade a nomes novos e revezando entre dois grupos políticos.

O médico Epitácio Leite foi o único político a ser eleito três vezes prefeito, mas de forma alternada e vendo os adversários também tendo a oportunidade de governar.

Depois do médico, Otacílio Jurema, prefeito de Cajazeiras em duas oportunidades, em 50 e 58, tivemos a eleição do comerciante, Francisco Matias Rolim (Chico Rolim), eleito em 62; depois, em 68, Epitácio Leite Rolim se elege pela primeira vez como prefeito do município; em 72, o professor e advogado Antonio Quirino de Moura é eleito prefeito do município; no ano de 76, Chico Rolim é eleito para o segundo mandato como prefeito de Cajazeiras.

No ano de 82, o médico Epitácio Leite Rolim é eleito para o seu segundo mandato; Em 88 chega a vez do médico Antonio Vituriano de Abreu, adversário de Epitácio chegar à Prefeitura de Cajazeiras; Em 92, ele consegue fazer seu sucesso, elegendo seu então vice-prefeito, empresário José Nello Zerinho Rodrigues, numa disputa apertadíssima contra Epitácio que volta a comandar a Prefeitura em 96, para exercer o seu terceiro mandato.

No ano de 2.000 o médico Cajazeirense Carlos Antonio vence Vitruriano, apoiado pelo então prefeito Epitácio Leite Rolim, sendo reeleito em 2004; Em 2008, a oposição volta a governar Cajazeiras, não com Vituriano, mas com o filho, o médico Leonid de Sousa Abreu (Leo Abreu), em sua segunda tentativa; Ele renuncia ao mandato e o vice-prefeito, empresário Carlos Rafael, assume a Prefeitura no dia 16 de maio de 2011.

Em 2012, o grupo de Carlos Antonio volta ao poder, por meio de sua esposa, Denise Albuquerque, eleita prefeita e por fim, mais uma alternância de poder, com a eleição de José Aldemir, em 2016, que deixou o grupo de Carlos e foi a aposta da oposição para voltar ao poder. Resta saber como será agora em 2020. O eleitorado vai optar pela continuidade de Zé ou vai trazer o grupo de Carlos, Denise e Júnior Araújo ao poder ou se vai optar por uma terceira força que se desmembrou desses dois grupos políticos rivais da terra do padre Rolim.

Exonerado
O governador João Azevedo (Cidadania) demitiu o ex-deputado federal e secretário da Agricultura Familiar do Estado, Luiz Couto (PT). O ato do Governo da Paraíba foi publicado em edição extra do Diário Oficial.

Um auxiliar do governador disse que, “Luiz Couto foi desrespeitoso e até debochado com João Azevedo, quando abandonou o cargo de secretário de Agricultura, não comunicou nada ao governo e ainda disse que ia tirar férias, de forma unilateral, para fazer campanha eleitoral”.

Distante
Morando na capital desde que perdeu o mandato de deputado estadual, Antonio Vituriano mais uma vez pede voto para o seu candidato em Cajazeiras, utilizando as redes sociais. Já seu filho, o também médico Léo Abreu que foi eleito prefeito e renunciou ao mandato, também usou as redes sociais para manifestar apoio ao seu candidato a prefeito de Cajazeiras.

Arroz
Durante uma de suas visitas pelos estados, o presidente Jair Bolsonaro ficou irritado com um apelo feito por um popular, que gritou pra que ele baixasse o preço do arroz. O presidente parece que achou que o manifestante era adversário e mandou ele ir comprar na Venezuela, País governado por uma ditadura socialista e que está com a economia destroçada, inclusive, faltando alimentos nas prateleiras dos supermercados.

O fato é que alguns alimentos subiram demais, a exemplo do arroz, um verdadeiro absurdo. Algumas pessoas inclusive não entendem o aumento da popularidade do presidente diante de um aumento tão grande no preço dos alimentos.

Por outro lado, após repercussão negativa nas redes sociais, presidente revogou um decreto que permitia investimentos privados na atenção básica e que para muitos seria a privatização do SUS.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: