header top bar

José Ronildo

section content

Aprovação

13/12/2019 às 08h30

Coluna de José Ronildo

Pesquisa Datafolha divulgada domingo (8) pelo jornal “Folha de São Paulo” mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro: Ótimo/bom: 30%; Regular: 32%; Ruim/péssimo: 36%; Não sabe/não respondeu: 1%.

A nota média (de 0 a 10) atribuída pelos entrevistados ao presidente foi 5,1, a mesma de agosto.

A pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro com 2.948 pessoas, em 176 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade, considerando a margem de erro.

Em relação à expectativa com o futuro do governo, 43% esperam que Bolsonaro faça uma gestão ótima ou boa. Em agosto, eram 45%; em julho, 51%, e em abril, 59%.

Outros 32% acreditam que o presidente fará uma administração ruim ou péssima. Segundo a pesquisa, 43% dos entrevistados acham a situação econômica do país vai melhorar; 31% entendem que vai ficar como está, e 24% responderam que vai piorar. De acordo com o Datafolha, 25% aprovam o trabalho da equipe econômica do atual governo.

Sobre a crise econômica que o País atravessa, 5% responderam que já acabou, 37% acham que vai acabar logo e 55% disseram que vai demorar.

Os entrevistados elegeram ainda os principais problemas do país: Saúde: 32%; Educação: 14%; Segurança: 13%; Desemprego: 13%; Corrupção: 8% e Economia: 8%.

Ditadura
Boicotar veículos de comunicação porque publicou ou publica matérias que desagradam quem está à frente do governo, não é coisa de regime democrático; controlar os veículos de comunicação não é democrático, isso é coisa de ditadura, seja comunista ou capitalista.

Rivelino
O vereador Rivelino Martins não pouco os aliados, principalmente os filiados ao PSB, que optaram por deixar o partido para seguir com João. Segundo ele, são “gatos de Palácio”.

Rivelino, como já era esperado, disse que fica com Ricardo. Em função disto, ele poderá, inclusive, ver alguns aliados indicados para cargos de gerência do governo em Cajazeiras, como a gerência de Cultura e o Teatro Ica, exonerados. A única saída para Rivelino, agora isolado, no PSB, será integrar uma frente de esquerda na cidade.

Aliados
Após o rompimento entre Ricardo e o governador João Azevedo, este último deve tentar atrair novos partidos para base do governo e ter tranquilidade na Assembleia Legislativa. É bem verdade que essa situação pode melindrar outros partidos aliados.

Preço
Apesar de ser um cargo muito cobiçado, o de prefeito, algumas lideranças estão pagando um preço muito alto. Somente da região de Cajazeiras, temos um prefeito preso (Damísio Mangueira) e um dormindo na cadeia (Evandro Brito).

Inimigo
O governo federal elegeu as universidades como “inimigas” e em função disto tem retaliado, como o contingenciamento de 30% e somente liberado recentemente. O governo acha que reitores, professores e estudantes são de esquerda.

Além disto, acusa algumas dessas instituições de balbúrdia. O ministro da Educação recentemente disse que estavam plantando maconha em algumas universidades. Ele tem dito que a prioridade do governo é a pré-escola, o ensino profissionalizante e as escolas militares, já que tem muito doutor desempregado.

Venda
Algumas pessoas estão fazendo os seguintes questionamentos: como a Prefeitura de Cajazeiras vai vender um prédio como o da antiga AUC, onde funciona a Secretaria de Infraestrutura, afinal, é um ótimo prédio, bem localizado, com espaço, como necessita a pasta para guardar equipamentos? E a secretaria de Infraestrutura vai funcionar onde?

Realmente fazem esses questionamentos levando-se em consideração que a Prefeitura paga aluguel para o funcionamento de alguns órgãos públicos, a exemplo da Casa dos Conselhos; Casa de Acolhimento e os Cras. Somente agora a Secretaria de Educação terá um imóvel para funcionar, cedido pelo TRT.

Uiraúna
No município de Uiraúna a família Santiago vai ter que se contentar mais uma vez com a indicação do candidato a vice-prefeito. O prefeito Bosco deve anunciar apoio ao nome do comerciante Betânio Moreira, conhecido como Betânio da Farmácia. O atual vice-prefeito, Segundo Santiago sobrou na curva.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: