header top bar

José Ronildo

section content

As dificuldades de Denise

20/10/2015 às 19h06

Por José Ronildo

Não tá sendo fácil. A prefeita do município de Cajazeiras vem enfrentando muitas dificuldades, talvez as maiores encontradas até aqui, em função da crise econômica que se abateu sobre o País e resultando em queda na arrecadação, mas se fosse fácil, o médico Léo Abreu não teria renunciado. Governar de qualquer jeito, sem medir as consequências é muito fácil. Agora administrar com responsabilidade é super difícil.

O lençol realmente é curto e quando cobre a cabeça, descobre os pés. O comprometimento financeiro do município com precatórios trabalhistas, INSS, Energisa, IPAM, Pasep e tantos outros são enormes, de maneira que está havendo um desequilíbrio entre receita e despesa.

Além disto, a determinação do Tribunal de Justiça de exonerar os contratados terminou prejudicando vários serviços importantes, como saúde e educação. Na Policlínica, por exemplo, a maioria dos médicos de diversas especialidades era contratada, sem se falar nos programas sociais, que contam com profissionais como psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, educadores físicos, além do pessoal de apoio.

A folha de pessoal, a prefeita vem pagando à medida que os recursos vão entrando. Mesmo assim, a prefeita não tem deixado de trabalhar na manutenção e melhoria da infraestrutura da cidade e dos bairros, novas camadas de asfalto em trechos mais deteriorados, recuperação do calçamento e novas pavimentações. 

No início da gestão, a prefeita também enfrentou muitas dificuldades e teve que trabalhar muito para recolocar o trem nos trilhos, já que não houve transição, computadores e documentos foram levados para prefeitura para dificultar seu início de gestão; postos de saúde, escolas, Samu, Policlínica, sem funcionar por falta de funcionários. A gestora teve que recorrer ao Ministério Público para fazer contratações temporárias até a realização do concurso público.

É bem verdade que queira ou não essa situação termina gerando desgaste de natureza política. A ação é no sentido de minimizar ao máximo. Para oposição é muito fácil cobrar e criticar.

Diárias
Receberam diárias este ano para viagens a João Pessoa, conforme dados do Sagres, os seguintes vereadores de Cajazeiras: Nilson Lopes, Lindemberg, Eriberto, Neto da Vila Nova, Marcos do Riacho do Meio, Kleber Lima, Alisson Voz e Violão, Jucinério, Humberto Pessoa, Valderi Dias e Delzinho. A Câmara Municipal de Cajazeiras conta com apenas 20 funcionários efetivos, contra 56 comissionados, destes, a grande maioria não dá expediente.

Bonito de Santa Fé
A prefeita de Bonito de Santa Fé, Alderi Caju foi condenada recentemente pela força tarefa do Tribunal de Justiça, para acelerar os processos onde gestores são acusados de improbidade administrativa.  Ela foi condenada a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco anos, além de multa civil no montante correspondente a 10 vezes o valor da remuneração percebida. 

Cássio
Apesar de admitir a possibilidade de um impeachment da presidente Dilma Rousseff  por improbidade administrativa, o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima, defende uma cassação da petista no Supremo Tribunal Eleitoral para que aconteça nova eleição no país. Cássio sustentou que o novo pleito para presidente poderia acontecer no mesmo dia da escolha dos prefeitos e vereadores para não causar nenhuma despesa a nação.

Vereador
O empresário Geraldo Lira quer eleger um vereador no próximo ano. Lindomério Lira, que é seu primo e funcionário foi o escolhido. Na eleição passada ele teria ajudado, principalmente, Neto da Vila Nova. 

Candidata
A ex-vice-prefeita do município de Santa Helena, Corrinha Félix afirmou que vai disputar novamente a Prefeitura daquele município em 2016, provavelmente contra o atual prefeito Emmanuel Messias ou sua esposa, Micheline. Ela disse que está deixando PTB de Wilson Santiago e migrando para o PMDB de José Maranhão.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: