header top bar

Edivan Rodrigues

section content

As origens de Luciano Cartaxo

20/10/2012 às 20h49

O bisavô de Luciano Cartaxo é nome de rua em Cajazeiras. Agora que ele está prestes a eleger-se prefeito de João Pessoa, derrotando o senador tucano Cícero Lucena, faz sentido lembrar suas raízes. Nascido em Sousa, Luciano construiu sua vida política em João Pessoa como vereador, deputado estadual e vice-governador no turbulento mandato de Zé Maranhão, após decisão judicial que afastou Cássio Cunha Lima do governo em 2009.

Muita gente me indaga: qual é a ligação de Luciano com Cajazeiras? Começo por dizer que a Rua Tiburtino Cartaxo é homenagem a seu bisavô. Uma artéria curta e larga pavimentada pelo prefeito Chico Rolim. Pois bem, Tiburtino, cujo nome completo é Tiburtino Henrique do Couto Cartaxo, nascido em Cajazeiras em 1853, foi o 12º filho de Joaquim Antônio do Couto Cartaxo, o português que deu origem à família Cartaxo, vindo da aldeia do Cartaxo (Portugal), fixou-se no sertão do Rio do Peixe no começo do século 19. Era mascate e após o casamento virou agropecuarista a partir da Fazenda Veneza. Mais tarde, tornou-se alferes da Guarda Nacional e exerceu atividades políticas tendo sido vereador e prefeito no final do Império e começo da República. A Fazenda Veneza, (ainda hoje pertencente aos herdeiros), abriga moderna fábrica de queijos e derivados do leite de qualidade superior, produtos vendidos em redes de supermercados de João Pessoa.

Tiburtino teve 14 irmãos, sendo dois unilaterais, pois o português Joaquim Antônio casou duas vezes. Alguns irmãos do bisavô de Luciano desempenharam importantes cargos públicos em Cajazeiras, merecendo destaque o bacharel Antônio Joaquim do Couto Cartaxo, o primeiro juiz de direito de Cajazeiras e primeiro deputado federal aqui nascido; o tenente-coronel da Guarda Nacional Emídio Emiliano do Couto Cartaxo, vereador, prefeito, deputado estadual; José Joaquim do Couto Cartaxo, que também foi prefeito e deputado estadual; e ainda o tenente João Antônio do Couto Cartaxo, assassinado no dia eleição, na refrega política do dia 18 agosto de 1872, na praça da igreja, sem dúvida, o mais sangrento episódio da história política de Cajazeiras, no qual morreram seis pessoas.

O avô de Luciano, Joaquim Ayres Cartaxo, filho de Tiburtino, foi casado com Vitória Assis, de outro importante ramo da família cajazeirense. Ocorre que, após uma desavença familiar, Joaquim foi embora para o Ceará, deixando a filha Lúcia aos cuidados da mãe. Pois bem, a menina Lúcia cresceu numa casa da Rua Padre Rolim, aí pelos meados do século 20, estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, na mesma época em que era aluno do antigo Ginásio Salesiano Padre Rolim o sousense Célio Pires de Sá, sobrinho do major Galdino Pires Ferreira, na casa de quem residiu quando estudante. O cupido entrou em ação e Célio findou por casar-se com Lúcia, àquela altura professora diplomada (1958), e foram morar em Sousa, onde nasceram seus cinco filhos, inclusive os gêmeos Luciano e Lucélio.

Em resumo, o petista Luciano Cartaxo de Sá, futuro prefeito de João Pessoa, tem suas raízes em Cajazeiras, sendo membro da quinta geração na linha direta do desbravador do sertão do Rio do Peixe, o português Joaquim Antônio do Couto que, ao ampliar seu nome com o topônimo Cartaxo, imortalizou sua longínqua aldeia natal, hoje uma pequena cidade portuguesa de vinte mil habitantes.

PS – Joana Guimarães e Elita Braga me deram as dicas, mas os dados genealógicos foram extraídos do livro “Cartaxos: Origens e Ramificações”, de Armando Gomes da Silva.
 

Edivan Rodrigues

Edivan Rodrigues

Juiz de Direito, Licenciado em Filosofia, Professor de Direito Eleitoral da FACISA, Secretário da Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB

Contato: [email protected]

Edivan Rodrigues

Edivan Rodrigues

Juiz de Direito, Licenciado em Filosofia, Professor de Direito Eleitoral da FACISA, Secretário da Associação dos Magistrados da Paraíba – AMPB

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: