As Tranqueiras do PT
Por José Antonio
Sob um clima de guerra foi realizada, em Cajazeiras, no último domingo, a eleição do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores. O acirrado clima de disputa pelo poder envolveu a grande maioria de seus filiados e provocaram, no calor da luta, situações no mínimo lamentáveis e de uma baixaria nunca vista nos intestinos do Partido dos Trabalhadores.
Que tristeza sentimos, para nós que testemunhamos o nascimento deste partido, formado com inúmeras dificuldades por cidadãos honrados de nossa comunidade e presenciamos agora fatos deprimentes e declarações que chegam a ferir mortalmente a ética e a decência.
A cidade não merecia as chocantes palavras desferidas publicamente entre e contra membros deste partido e que chegaram a se comportar como animais irracionais. A defesa das idéias foi suprimida para dar lugar à irracionalidade cega da busca pelo poder, chegando às raias do desejo da violência física e de uma contundente agressão verbal. Foi decepcionante.
Que lições podemos tirar deste triste e lamentável episódio? Enquanto a luta pelo poder se restringir ao campo do querer individual ou de um pequeno grupo, deixando de lado o interesse coletivo, não aprendemos nada, pelo contrário: as lições de cidadania foram deixadas de lado para dar lugar a praticas do tempo do coronelismo, do fisiologismo, da captação ilícita do voto e da barganha.
Nunca na História Política desta cidade, lideranças de uma mesma agremiação demonstraram tanta imaturidade e mal-educação partidária e por mais “tendências” ideológicas que possa existir no seio deste partido os seus filiados não tinham o direito de agredir os ouvidos do povo de Cajazeiras com tamanha baixaria e agressão verbal. Um desserviço.
Demora – Enquanto não existe um candidato oficial das oposições ao governo da Paraíba, o da situação e atual governador da Paraíba, José Maranhão, vai centrando fogo em redutos das oposições e de sua trincheira vai conquistando-os. Numa “batalha” é um prefeito, noutra é um vereador, na semana seguinte mais outro e assim chega até as entranhas do partido que diz ter o candidato mais forte pelas oposições, Ricardo Coutinho, a exemplo do prefeito de Taperoá, Deoclécio Moura (PSB) e do próprio prefeito de Cajazeiras Léo Abreu (PSB). Os correligionários do Sertão do estado, de Ricardo, estão desesperados da vida e querem uma definição já!
Transporte Aéreo Regional – Em Brasília foi criada uma Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aéreo Regional, presidida pelo deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB-PB). O Ministro da Defesa, Nelson Jobim, de acordo com o deputado, está elaborando um plano para a promoção da aviação regional. Este plano poderá beneficiar no futuro a cidade de Cajazeiras quando da conclusão do nosso aeroporto, a exemplo do que já vem ocorrendo no Rio Grande do Norte, com a cidade de Mossoró, que passou recentemente a ter linhas aéreas.
João Claudino – Por falar em aeroporto o empresário João Claudino Fernandes tem sempre me telefonado para saber como andam os serviços de terraplanagem do terreno e me disse ainda se a Construtora Sucesso for construir a BR-434 que vai ligar a cidade de Uiraúna ao vizinho estado do Ceará, poderá dar uma “ajuda” na construção do nosso aeroporto e voltou a afirmar que na inauguração vai trazer a Esquadrilha da Fumaça para um show pirotécnico.
Locadora de veículos – Uma empresa de renome nacional do setor de locação de carros, depois de elaborar uma pesquisa de mercado, deverá se instalar em Cajazeiras até março do próximo ano. Um dos itens que pesou mais nesta decisão foi a construção do aeroporto, que deverá ser inaugurado ainda no próximo ano. Trata-se da Localiza Rent a Car e é a maior locadora de veículos da América Latina e um representante dela já esteve em Cajazeiras para alugar um imóvel para se instalar.
Faltando cimento – Já por quatro finais de semana consecutivos faltou cimento na cidade de Cajazeiras e antes um saco que custava R$18,00, os revendedores estão aproveitando a diminuição da oferta, para vender por até R$23,00. Um problema de manutenção da fábrica em João Pessoa teria diminuído a produção e a fábrica de cimento Nassau está destinando 60% de sua produção para as obras do Canal do São Francisco e não se sabe ainda quando vai voltar à normalidade. Esta situação tem provocado transtornos para os que constroem na cidade, chegando a parar os serviços.
Isto pode ser conto da carochinha: aguardem que vem aumento, segundo se comenta, nesta segunda-feira.
Joaquim e Tica Alencar – Na noite deste sábado, dia 28, Joaquim e Tica Alencar estarão levando ao altar a sua bela filha Sancha Maria para casar com o jovem Alexandre. A cerimônia será na Igreja Nossa Senhora do Carmo e a recepção na Bella Casa Recepções, na cidade de João Pessoa. Nossos Parabéns e muitas felicidades aos nubentes.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário