header top bar

Fernando Caldeira

section content

Aterro sanitário de CZ

19/07/2019 às 09h37

Coluna de Francisco Cartaxo

Uma das poucas cidades da Paraíba que tem aterro sanitário, que é a forma melhor encontrada até hoje para “tratar” o lixo que produzimos, Cajazeiras nunca deu a importância e a manutenção necessárias para que o aterro efetivamente funcionasse!

Preocupado com isso, o deputado Júnior Araújo postou em sua página no facebook um texto chamando a atenção da Prefeitura para o problema:

“O aterro sanitário de Cajazeiras virou um verdadeiro lixão, provocando danos ambientais e de saúde a nossa população.Uma situação que afronta às leis. E coloca os cajazeirenses em risco com as constantes fumaças tóxicas que alcançam nossos lares, além de contaminar o solo, a água, atraindo vetores de doenças e abrindo brechas insalubres para famílias (crianças, inclusive) que ganham alguns tostões de forma subumana catando recicláveis.Isso tem que acabar! É um descaso a falta de atenção que a Prefeitura de Cajazeiras vem dispensando ao aterro sanitário da cidade e o maior absurdo é que a prefeitura paga altos valores com locações de maquinários para manter o aterro e a realidade é a que vocês observam nas fotos.” (sic)

Acontece que o deputado esqueceu do passado recente quando um primo seu foi prefeito por 8 anos, a mulher do primo mais 4 ano, e ele mesmo vice-prefeito por também 4 anos. São 12 anos de poder e com o aterro cheio de problemas como comentou na postagem de Araújo o jornalista Jota França, Secretário de Comunicação da edilidade:

“ 1. O ATERRO SANITÁRIO COMEÇOU A SER CONSTRUÍDO NO FINAL DE JANEIRO DE 2003 (GESTÃO DE CARLOS ANTÔNIO) COM RECURSOS DE QUASE R$ 800.000,00 DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. 2. UM ESTUDO TÉCNICO EM SETEMBRO DE 2003 (8 MESES APÓS) MOSTROU VÁRIAS IRREGULARIDADES NO FUNCIONAMENTO DAQUELE LOCAL. FOI FOTOGRAFADO LIXO DE CEMITÉRIO (RESTO DE CAIXÃO DE DEFUNTO), LIXO DE MATERIAIS OU RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE (SERINGAS, LUVAS). DENTRE OUTROS.

3. EM 2007, (GESTÃO CARLOS ANTÔNIO PRIMO DE JUNIOR ARAÚJO) NOVA VISITA COMPROVOU QUE OS PROBLEMAS CONTINUARAM E ATÉ SE AGRAVARAM E OUTROS SURGIRAM: MAIOR PRESENÇA DE CATADORES ALGUNS RESIDINDO AO LADO DO ATERRO, GRANDES QUANTIDADES DE LIXO AO CÉU ABERTO, QUEIMA DE LIXO NO INTERIOR DO ATERRO, E OUTROS. 4. EM NOVA VISITA NO MÊS DE MARÇO DE 2008 (GESTÃO DO PREFEITO CARLOS ANTÔNIO), CONSTATOU-SE A PERSISTÊNCIA DOS PROBLEMAS, OU SEJA A PREFEITURA NÃO CUMPRIU COM O SEU PAPEL. RESUMINDO MEUS AMIGOS, DESDE DE 2003 QUANDO O ATERRO SANITÁRIO FOI CONSTRUÍDO QUE NUNCA FORAM CORRIGIDOS OS PROBLEMAS, AO CONTRÁRIO AUMENTARAM. PASSARAM-SE 8 ANOS DA GESTÃO DE CARLOS ANTÔNIO SOMADO AOS 4 ANOS DE DENISE SUA ESPOSA (12 ANOS), SEM FALAR DOS 4 ANOS DE CARLOS RAFAEL. E O LIXÃO QUE SERIA UM ATERRO TÁ UM CAOS.”

E ainda que o problema exista realmente e necessite de intervenção do poder público, o povo sabe quem deixou o aterro virar um lixão! É o caso da sra. Zuleide Rolim que, também em comentário à postagem do deputado, foi direta: “Menino do céu como é cara de pau esse rapazinho misericórdia primeiro de tudo vc tem que perguntar si mesmo quem foi criador desse aterro. Eu respondo, foi teu primo o FICHA SUJA inclusive na época eu recordo muito bem… veio uma verba de Brasília para ser construído o suposto “Aterro Sanitário de Cajazeiras” teu primo passou oito anos enrolando e não fez vc passou mais quatro como vice da esposa dele e também não fizeram. Daí agora tu vem com essa lorota rapaz. Deputado o povo não cai mais nessas armações o povo acordou e sabe muito bem da história desse lixão não der uma de paladino da verdade pq o povo ta esperto e sabe muito bem da verdadeira história.”

Precisa desenhar?

TI TI TI`S
*Na semana passada meu artigo neste espaço intitulava-se “Combate à corrupção não comporta corrupção”; há poucos dias nota da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, órgão do MPF, foi na mesma direção. O funil está se estreitando;
*Observador da cena política cajazeirense fez uma interessante reflexão: “quem não pode concorrer a eleição municipal porque é ‘ficha suja’ ajuda ou prejudica uma candidatura sendo seu cabo eleitoral?;
*Dra. Paula, deputada, dizem, já tem o vice definido para disputar a Prefeitura de São José de Piranhas;
*Marcos Heron, prefeito de Monte Horebe, dá show de administração pública;
*Neste domingo (21) o Senador Veneziano Vital do Rego (PSB) será o entrevistado do TREM DAS ONZE.

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Fernando Caldeira

Fernando Caldeira

Jornalista profissional em diversas emissoras de rádio e jornais da Paraíba, atualmente é articulista do Gazeta do Alto Piranhas (Cajazeiras), produtor e apresentador do programa Trem das Onze, apresentado aos domingos pela Rádio Alto Piranhas, colunista dos portais diariodosertão, politicapb, obeabadosertao, canalnoite, e mantém na internet o portal www.fernandocaldeira.com.br

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: