header top bar

Padre Djacy

section content

Atividade física diária. Por quê?

25/09/2009 às 22h53

Por Reudsman Lopes

A prática regular de uma atividade física, assim como a prática desportiva, proporcionam um alto grau de aptidão física, que nos proporciona uma excelente qualidade de vida. Esse elevado grau de aptidão física é conseguido através das alterações fisiológicas que ocorrem em nosso organismo durante a prática da atividade física. Essas alterações fisiológicas que ocorrem em nosso organismo nos proporcionam diversas alterações em nosso organismo, tais como: Musculatura: aumento da massa, ou aumento da resistência; Sistema ósseo: estimula o crescimento ósseo em termos de largura; Sangue: aumento do número total de glóbulos vermelhos, diminuição do colesterol; Sistema cardíaco: diminuição da freqüência cardíaca de repouso, diminuição da pressão arterial.

Traduzindo para aplicações práticas, essas alterações nos possibilitam levar uma vida mais saudável, diminuição do grau de ansiedade, maior poder de concentração, longevidade, etc. Quanto à prática desportiva, além das vantagens acima citadas, apresenta um desenvolvimento em outra esfera, tais como: Aprendizado de uma ou mais modalidades, com todas as dificuldades técnicas e adaptações às regras; Processo de sociabilização; Aprender a ganhar/perder; Respeito obediência; Lutar por um objetivo. Não existe qualquer contra indicação para que as diferentes pessoas pratiquem exercícios físicos ou uma modalidade desportiva.

Logicamente que deverão ser respeitados todos os fatores inerentes a cada pessoa, tais como: idade, sexo, limitações físicas, grau de aptidão. Praticar o que lhe dá mais prazer, essa é a regra. Logicamente que existem alguns cuidados a serem tomados, tais como: vestuário adequado, horário, dias, quantidade de treinamento, qualidade de treinamento, idade, se existe alguma restrição médica deve ser obedecida, alimentação, controle de peso, enfim existem um número muito grande de variáveis, que somente um profissional pode monitorá-las.

Essa pergunta, praticamente, resume todas as outras, pois cabe ao profissional saber essas respostas e muitas outras. Esse profissional deve reunir condições suficientes para poder orientar da melhor maneira seus clientes, para que obtenham o melhor proveito.

Agora, aos diretores de escolas e aos pais: não permitam que seus alunos/filhos deixem de freqüentar as aulas de educação física, simplesmente porque é uma disciplina que não reprova ninguém. Não deixem o corpo em último plano, pensando apenas em vestibular, faculdades, empregos. Não adianta ter uma mente brilhante dentro de um corpo mal tratado. Aos diretores das escolas, pediria que invistam nessa área e questionem os atestados médicos, pois todos são aptos a praticar alguma coisa. Provavelmente, os senhores já assistiram ou conhecem as PARAOLIMPIADAS, atletas sem os 02 membros superiores praticando natação. Será que seus alunos não podem praticar nenhuma atividade física?

Nossa Senhora de Lourdes
Com muita organização, uma bela estrutura e bem organizado pelos profissionais de Educação Física, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes segue realizando a edição de mais uma competição dos seus jogos internos com uma participação muito ativa de seus alunos. As competições estão sendo realizadas no Ginásio de Esportes Madre Tereza com uma assistência fantástica de pais dos alunos que vão torcer pelos amados filhos e sonhando ver nestes os futuros craques dos desportos nacional. Parabéns a direção deste estabelecimento e ainda guardo fortes lembranças dos belos momentos que vivi esta época de atividades do meu inesquecível de Lourdes nos anos 80 e 90.

Escola Cecília Meireles
Acabo de receber convite da direção da Escola Municipal Cecília Meireles que através da sua diretora Netinha nos convida para a solenidade de abertura da sua olimpíada interna. As competições serão iniciadas nesta próxima segunda feira, 28, com a realização de jogos de futebol de campo a se realizar no Estádio Higino Pires Ferreira, já as modalidades de quadra terão os seus jogos sendo desenvolvidos no Ginásio de Esportes da UFCG no Centro de Formação de Professores de Cajazeiras. Os jogos do Cecília Meireles terão a coordenação dos professores Carlos Leite e Marcos Junior, e as categorias são: pré-mirim; mirim; infantil; juvenil e Junior. Teremos jogo de Voleibol, Handebol, Futsal, Futebol de Campo e competições de Atletismo.

BOLA DENTRO
P
ara o Prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho. Na capital o que se inaugura de campo de bairro é uma grandeza. Assim o futebol amador e de bairros vai, assim muitos craques serão revelados, assim a para o “mago” a NOTA É 10!

BOLA FORA
Para o Governo José Maranhão quando se fala em Perpetão. Abandonado, Tiko Miudezas me afirmou: “não chega recurso, não posso fazer nada”. Gostaria de lembrar que o campeonato paraibano ta chegando. Logo que se cuide o Atlético…Maranhão para Cajazeiras é NOTA 0!

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: