header top bar

José Ronildo

section content

Atuação

28/06/2019 às 08h21

Coluna de José Ronildo

Os três deputados estaduais de Cajazeiras terminaram tendo uma boa atuação na Assembleia Legislativa de Cajazeiras ao final do primeiro período ordinário. O município se saiu muito fortalecido do último pleito estadual, elegendo três deputados, diferente do vizinho município de Sousa, que perdeu suas duas cadeiras.

O jovem Júnior Araújo, ex-vice-prefeito de Cajazeiras, mesmo marinheiro de primeira viagem foi escolhido pelos colegas deputados para assumir a coordenação do G9, um grupo parlamentar dentro da base do governo, com o intuito de disputar espaços importantes dentro do parlamento, tendo sido decisivo na garantia da reeleição do presidente Adriano Galdino, mesmo contrariando a orientação do Palácio da Redenção. Ele aceitou o desafio e o grupo aumentou de tamanho com o acostamento da deputada de Pombal, Polyana Dutra.

Júnior teve um projeto importantíssimo que foi notícia em todos os sites, rádios, jornais e TV do Estado, que foi a proibição de produtos embutidos, os chamados alimentos processados na merenda escolar, aprovado pela Assembleia e sancionado pelo governador João Azevedo. Outro projeto importante aprovado foi o que regulamentou a fabricação e comercialização do queijo artesanal no Estado.

O deputado estadual, Jeová Campos, mesmo sendo um sequenciador do mandato anterior também continuou se destacando, desta vez na condição de presidente da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, quando um documento, tirado de algumas audiências públicas, foi tirado, com propostas e diretrizes, ao governador João Azevedo, em concorrida solenidade, além da criação da Medalha Padre Rolim, uma conquista extraordinária para Cajazeiras.

A deputada estadual Paula Francinete também teve uma atuação de destaque na assembleia, na condição de deputada de oposição, posição que fez questão de deixar clara desde o primeiro momento, fazendo as cobranças necessárias do governo do Estado, especialmente na questão da saúde, quando defendeu a sua regionalização e apontou problemas. Entre os projetos de destaque o que criava uma política estadual de saúde do Homem; criação de casas de apoio às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade nas sedes das quinze regionais do Estado.

Ela chegou na condição de esposa de José Aldemir, velho conhecido do Poder Legislativo estadual, mas rapidinho deixou o “rótulo” cair e passou a ser vista como deputada sem “papas na língua”, o que lhe rendeu muitas entrevistas para televisão, rádios e sites que cobrem os trabalhos da Assembleia.

A deputada também atendeu pleitos da região de Cajazeiras e apresentou projetos como a estadualização de rodovias; maternidades em cidades médias da região de Cajazeiras; isenção de ICMS na aquisição de motos por mototaxistas, além de apresentar alguns projetos importantes na área da saúde beneficiando segmentos específicos da população. Para coroar seu trabalho, foi eleita presidente da Frente Parlamentar da Saúde.

Uiraúna
A empresária Leninha Romão postou nas redes sociais um áudio afirmando que é pré-candidata do grupo de Dr. Bosco a prefeita de Uiraúna, em 2020. Ela disse que espera o apoio do prefeito e que seu nome é ‘Puro Sangue’, se referindo ao sua lealdade com gestor municipal e lembrando ainda que nunca votou contra seu ele. Ela finaliza dizendo que é uma pessoa “firme e forte do partido” e quer a união do grupo em torno do seu nome. Quem também “briga” pela vaga é o vice-prefeito do município, Segundo Santiago.

Uiraúna II
Por falar em Uiraúna, será que a oposição derruba a “baraúna” Dr. Bosco do trono naquele município. Ele vem ganhando todas as eleições municipais das últimas décadas, desde a “aposentadoria” de Dr. Geraldo. Para se ter uma ideia da força política do cacique, ele elegeu a médica Glória Geane, que não é filha de Uiraúna, rompeu antes da posse e na eleição seguinte ganhou o pleito, se elegendo novamente prefeito municipal.

Na eleição passada, a oposição apostou em um empresário que morava n Rio de Janeiro, Antonio Ferreira e novamente perdeu e Paulo Arthur preferiu não arriscar mais. As oposições, apesar das sucessivas derrotas não desanima e continua acreditando, tendo se animado com o resultado da última eleição, tendo em vista que o candidato apoiado pelo prefeito, Lucélio Cartaxo perdeu o pleito para João Azevedo. Mesmo Lucélio não tendo empolgado o eleitorado da Paraíba, para as lideranças oposicionistas, que em 2020 parece que vai apostar as fichas no vereador Benevenuto Claudino já foi um alento.

Curtas

*O médico Carlos Filho está realizando pequenas cirurgias toda quinta-feira, no HRC. A dificuldade para realizar cirurgias eletivas e esses pequenos procedimentos era uma reclamação constante da população.

*Adriano da Vila Nova afirmou que declinou de um convite para se filiar ao DEM, feito pela presidente da legenda Léa Silva, que negou.

*Ele, entretanto, reafirmou e disse que tinha testemunha.

*Segundo informações, Marcos Barros, hoje no PSB, estaria articulando sua ida para o PPS e levando consigo, o vereador Alysson Voz e Violão, do mesmo partido e Lindemberg Lira, do PTB.

*Os dois primeiros não querem apoiar Carlos Filho e a intenção seria ter autonomia partidária para apoiar à reeleição de José Aldemir.

*O lençol tá curto mesmo na gestão de Zé Aldemir. Cobre a cabeça, descobre os pés.

*Com não é um ano eleitoral as festividades juninas de Cajazeiras foi magra em termos da presença de lideranças, como deputados federais e estaduais.

*Nem mesmo os deputados cajazeirenses prestigiaram o evento.

*O vereador Alysson Lira (Neguin) quer a vaga de Marcos do Riacho do Meio na chapa de Aldemir.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: