Avanços na saúde
Por José Ronildo
É com muita satisfação que observamos os avanços na saúde de Cajazeiras nos últimos anos. A conquista do CDI pelo prefeito José Aldemir; a chegada, finalmente do tomógrafo do Hospital Regional, que antes, já havia recebido um Raio X digital. Durante essa pandemia 23 novos leitos de UTI foram implantados e devem posteriormente ser incorporados pelo hospital.
O HRC e a maternidade também vão passar por uma ampla reforma com mais um Centro Cirúrgico e novos equipamentos, além de implantação de uma UTI Neonatal.
Para completar as notícias boas em relação ao HRC, o governo estadual está com o programa “Opera Paraíba”, que está zerando a fila de espera por parte da população para realização de uma cirurgia eletiva, no caso, a fila da vergonha, como vinha sendo denominada pelo governador João Azevêdo. Antes, infelizmente, a direção do hospital afirmava que só tinha recursos para realizar cirurgias de urgência e emergência. Muitas pessoas precisavam vender alguma coisa para fazer essas cirurgias. A maioria ficava em casa sem realizar a intervenção, algo inadmissível.
Em relação ao HUJB, nem se fala, foram muitos os investimentos e melhorias já conquistados, após sua federalização. Quem não se lembra como era o Hospital Infantil, quando gerenciado por uma entidade filantrópica. Tudo começou quando o então prefeito Carlos Antonio decretou uma intervenção na casa hospitalar; depois ela passou a ser administrada pela UFCG, com a finalidade de dar suporte aos cursos da área da saúde, como enfermagem e depois, medicina, e finalmente, a federalização. Hoje temos um hospital de excelência.
O HUJB deixou de ser apenas infantil, para ser um hospital geral, com várias especialidades, com o funcionamento do Centro Cirúrgico, e fazendo diversas cirurgias eletivas. Quem entra no HUJB não vê diferença para um hospital particular. Dinheiro não tem faltado, graças também a um programa criado no governo Lula com o intuito de reestruturar os hospitais universitários que estavam sucateados e endividados, inclusive, criando uma empresa estatal para gerenciá-los, no caso, a EBSERN.
No momento, o HUJB passa por uma grande ampliação, onde vão funcionar o setor administrativo e o de ensino, um investimento de R$ 2,3 milhões, e na última sexta-feira, recebeu a visita do presidente da EBSERH, general Oswaldo Ferreira que confirmou as informações do Reitor Antonio Fernandes dando conta de que a empresa trabalha para ampliar mais a área física do hospital, além dos serviços ofertados a toda população da região.
Calazar
Após o registro de um caso de calazar em humano em um assentamento na zona rural de Cajazeiras, um trabalho de investigação em toda cidade e zona rural se faz necessário e não apenas no local. É preciso agir antes que novos casos surjam. A preocupação da população é principalmente com os animais de rua, abandonados pela sociedade e pelo poder público, mas o mosquito que transmite a doença também chega aos animais criados dentro de residências.
Escola
O prédio pertencente a Diocese, onde funcionou a Fafic, e mais recentemente, a Regional de Educação, localizado na Avenida Padre Rolim está sendo reformado. O prédio foi alugado e no local vai funcionar uma escola particular.
De fora
Os pequenos comerciantes lamentam o fato do Leblon ter ficado de fora do projeto de ornamentação natalina da Prefeitura Municipal de Cajazeiras. O espaço, que é um dos poucos locais de lazer da população, especialmente no Natal e Reivellon está totalmente esquecido pelo poder público.
Calote
É triste ver que mais uma vez a população se inscreveu em um concurso público e tomou um calote. A Câmara Municipal de Cajazeiras anunciou um concurso público, abriu inscrições e com a mudança de gestão fez o cancelamento. Os inscritos até agora não receberam o dinheiro pago. Isso já aconteceu na Prefeitura de Cajazeiras. Lamentável.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário