header top bar

José Ronildo

section content

Balanço

24/12/2021 às 19h02 • atualizado em 24/12/2021 às 19h03

Coluna de José Ronildo.

Por José Ronildo

O governador João Azevêdo fez na última segunda-feira (20), um balanço das ações e investimentos na área da saúde, durante o programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara e redes sociais do Governo. O secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi também participou do programa trazendo informações relevantes sobre os avanços desta área, em 2021.

O Governo do Estado investiu R$ 1,4 bilhão em saúde, o equivalente a 12,06% da arrecadação, para dar assistência à população. Só este ano, foram 529 leitos abertos e ativos para Covid-19 (261 UTI e 268 enfermarias) na rede hospitalar estadual e 19.915 Regulações Covid-19. Além do combate ao coronavírus, o Estado realizou um transplante a cada 30 horas em 2021, além de equipar e ampliar a rede de assistência.

Foram implantados ainda 15 Programas de Residência Médica em diversas áreas – aumento de 50% no número de residências entre 2019 e 2021. Houve ainda a ampliação na rede de tomógrafos com seis equipamentos nas cidades de Cajazeiras, João Pessoa, Campina Grande, Sousa, Patos e Picuí, beneficiando a população de todas as regiões do estado, entre outras ações.

O governador começou o balanço de ações destacando o programa Opera Paraíba que já ultrapassou a meta de 12 mil cirurgias eletivas realizadas até dezembro deste ano. “O Opera Paraíba tinha o objetivo de zerar a fila da vergonha formada por pessoas que aguardavam há anos por cirurgias. Conseguimos acabar com essa fila e vamos fechar o ano com cerca de 14 mil cirurgias realizadas. Tudo isso foi fruto de um esforço muito grande de toda equipe da saúde”, afirmou.

João Azevêdo também enalteceu a implantação do Grupo de Resgate Aeromédico Estadual para compor a Rede de Urgência e Emergência da Paraíba. Além do serviço de UTI aérea, a aeronave Bombeiros 01 é utilizada também na captação de órgãos e tecidos, transporte inter-hospitalar, repatriação de cidadãos paraibanos e no apoio às operações institucionais do Governo. “Quem imaginaria que na Paraíba haveria um Grupo de Resgate Aeromédico, temos um avião dedicado para fazer transferência de pacientes graves de um local para outro. Isso é possível porque esta gestão tem compromisso com a saúde pública”, garantiu o governador.

Sobre o enfrentamento da Covid-19, o governador reforçou que todas as ações realizadas salvaram vidas e evitaram que o estado entrasse em colapso. “Esse Governo seguiu a ciência, as orientações da Organização Mundial da Saúde, porque entendemos que só a ciência pode determinar as ações corretas. Foram estas tomadas de decisões que salvaram a vida de muita gente. Hoje, quando ando pela Paraíba, fico satisfeito em ver como as pessoas reconhecem que conduzimos o enfrentamento a esta doença da maneira correta. Aproveito para, mais uma vez, agradecer a toda equipe da saúde que trabalhou incansavelmente na luta contra a Covid”, falou.

Centro de Convenções

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) participou segunda-feira (20), ao lado da secretária de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, Ana Cláudia, da assinatura da Ordem de Serviços para o novo Centro de Convenções de Campina Grande. Para a obra, que será construída pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), foram disponibilizados, através de emendas viabilizadas por Veneziano e pela senadora Nilda Gondim (MDB), recursos na ordem de R$ 33,5 milhões.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br

ACADEMIA CAJAZEIRENSE DE ARTES E LETRAS

VÍDEO: Presidente da ACAL diz que pandemia dificultou a aproximação entre membros da diretoria

RISCOS

VÍDEO: Dois bairros de Cajazeiras estão em alerta de surto de dengue; reportagem mostrou pontos críticos

NOVIDADES

VÍDEO: IFPB de Cajazeiras inicia aulas presenciais e anuncia seletivo com notas dos últimos quatro Enem

OPERAÇÃO ARACATI

VÍDEO: Delegado seccional destaca a quantidade de armas apreendidas em operação na região de Cajazeiras

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: altopiranhas@uol.com.br

Recomendado pelo Google: