header top bar

José Antonio

section content

Barragem da Boa Vista é a 3ª em volume de água na PB

29/10/2021 às 22h47

Coluna de José Antonio. (Foto: reprodução/Alto Sertão).

Por José Antonio

Depois de várias tentativas consegui ter em mãos um documento, datado de 09 de março de 2015, oriundo do Ministério da Integração Nacional, que o reservatório da Barragem Boa Vista, incrustado no município de São José de Piranhas terá a capacidade de armazenar 375.000.000 m³ de água, com abrangência de 16,7 km² de área a ser alagada.

Por várias vezes divulguei e escrevi que esta barragem tinha a capacidade de armazenar 240 milhões de m³ e também ouvi vários oradores falarem este número, incluindo dentre eles o governador Ricardo Coutinho, no dia da inauguração da adutora que liga a Barragem Lagoa do Arroz para a Zona Norte de Cajazeiras.

Mas mesmo assim estou tentando encontrar um documento que me desse suporte para ter esta certeza. Mesmo o tendo em mãos ainda fiquei com dúvidas por ele já ter quase três anos de sua redação e como no Brasil as coisas muda de um dia pra o outro tenho motivos e desejo ter uma informação mais recente.

Em sendo uma certeza, então a Barragem da Boa Vista assume o posto de ser o terceiro reservatório em capacidade de armazenar água na Paraíba e quem perde esta colocação é a Barragem de Engenheiro Avidos, passando a figurar em quarto lugar.

Quais os maiores mananciais da Paraíba: em primeiro lugar é o complexo Coremas/Mãe D’água, que somam 1.159.645.358 m³, o segundo é o Epitácio Pessoa com 411.686.287, no município de Boqueirão e que abastece a cidade de Campina Grande, o terceiro é o da Boa Vista com 375.000.000 m³ no município de São José de Piranhas e que faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, em quarto vem a Barragem Engenheiro Avidos com 255.000.000 m³, que abastece a cidade de Cajazeiras e em quinto é Acauã (Argemiro de Figueredo) no município de Itatuba, com 253.000.000 m³.

Somando-se estes cinco reservatórios os números totalizam 2.454.331.645 m³, o que representa menos da metade do famoso Castanhão que armazena 6.700.000.000 m³, que foi batizado de Padre Cícero, (nome oficial) que poucas pessoas têm conhecimento. Vale ressaltar que a capacidade de armazenamento de todos os açudes da Paraíba não ultrapassa o do Castanhão.

Um dado interessante: embora a parede do Açude de Engenheiro Avidos tenha sido construída no território do município de Cajazeiras todas as águas represadas estão em São José de Piranhas, isto significa que este município é o mais bem servido em termos de armazenamento de água no Alto Sertão, ou mais precisamente na Bacia do Alto Piranhas. Somando-se com o da Boa Vista, São José I, conhecido como Açude da Cagepa e que oficialmente recebe o nome do ex-prefeito Luiz Gonzaga de Oliveira, mais o de Morros (que faz parte da transposição), só o município de São José de Piranhas, sem incluir as pequenas barragens, pode acumular 636.051.125 m³ de água e fica em segundo lugar em toda a Paraíba.

O mais irônico nesta história é que a cidade de São José de Piranhas passou por uma grave crise de abastecimento de água, entrando inclusive em colapso total.

O Nordeste tem outras duas grandes barragens construídas pelo DNOCS: Armando Ribeiro Gonçalves, em Açu, Rio Grande do Norte, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos d`água. No Ceará, o Orós, no município do mesmo nome, com capacidade para armazenar até 2,1 bilhões de metros cúbicos d`água.

Quando todos estes reservatórios estiverem cheios, com chuvas vindas dos céus ou transpostas do Velho Chico imaginem o tamanho da riqueza que será o Nordeste sofrido e maltratado pelas oligarquias.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: