header top bar

José Antonio

section content

Barragem da Boa Vista está de encher os olhos

13/12/2021 às 08h29

Barragem de Boa Vista em São José de Piranhas já acumula 20 milhões de metros cúbicos de água.

Por José Antonio

Os vários vídeos que veem circulando pelas redes sociais e do próprio Ministério da Integração Nacional mostrando as águas do Velho Chico sendo represadas pela Barragem da Boa Vista, que é a maior de todas do Eixo Norte, e tem capacidade de armazenar mais de 350 milhões de metros cúbicos de água, está sendo a maior atração turística de toda a nossa região. É uma beleza!

Quando estiver com seu volume máximo, deverá atingir 16,7 km² e suas águas vão derivar para a Barragem da Caiçara, via túnel de quatro quilômetros, cuja comporta ao ser aberta vai permitir que o Açude Engenheiro Avidos comesse a encher e daí cairá no leito do Rio Piranhas, que por sua vez vai encher o Açude de São Gonçalo e em seguida vai rumar para as terras potiguares.

O presidente Bolsonaro esteve recentemente visitando estas obras, quando também assinou uma Ordem de Serviços, para que da Barragem da Caiçara seja feito um grande canal e as águas do São Francisco também vão chegar à região do Apodi. Passei recentemente, pela BR 405, próximo da cidade de Major Sales (RN), onde já está sendo instalado o canteiro para realização desta obra, que atinge um volume de recursos na ordem de um bilhão de reais.

Será que o sertão vai virar mar? Como seria bom ver todas estas obras concluídas e estes canais de concreto cheios de água, como se fossem as veias de um corpo ressequido que necessitasse deste precioso líquido. Só quem já viveu as intempéries do semiárido é que pode avaliar o valor que a água tem para matar a sede do povo, dos animais e ao invés da sequidão, os campos todos verdes e floridos.

Outra excelente notícia: o Rio Piranhas será todo limpo, isto pela primeira vez e vai permitir que as águas que nele vão circular terá uma qualidade bem melhor. Acredito que o Ministério deverá fazer uma ampla divulgação entre os ribeirinhos para que o preserve e não fiquem jogando tudo o que é de entulho e animais mortos em seu leito. Por outro lado o Ministro Marinho esteve recentemente olhando o andamento das obras de restauração e conserto da parede do Açude Engenheiro Avidos, que deverão ficar prontas até meados de junho, mas mesmo sem a sua conclusão já poderá receber as águas da transposição.

Um fato que tem chamado à atenção é o da valorização das terras que ficam às margens do Rio Piranhas, tem noticias nos bastidores que uma tarefa de terra estaria sendo vendida acima de cinquenta mil reais.

Ao ser perenizado, o Piranhas, vai proporcionar o que o governador José Maranhão sempre afirmava ao ver a construção do aeroporto de Cajazeiras: “vou mandar fazer uma pista de primeira para que no futuro os aviões de grande porte cheguem aqui para levar as frutas que serão produzidas com a chegada das águas do São Francisco”. Zé tem razão e visão!

Nestes dias Cajazeiras vai ter em suas torneiras as águas benditas do São Francisco. Já pensou num negócio deste? Parece até um sonho.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: