header top bar

Raquel Alexandre

section content

Bezerra de Menezes – O médico dos pobres

12/11/2014 às 10h08

Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti nasceu em Riacho do Sangue, atual Jaguaretama, estado do Ceará, em 29 de Agosto de 1831. Desde criança seu sonho era ser médico e mesmo sem condições financeiras, com muito esforço conseguiu se formar na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, estudando somente nos livros da biblioteca da instituição.

Homem honesto e muito digno, exerceu a atividade política com responsabilidade ética e moral e por esse motivo foi caluniado pelos outros políticos. Acabou desiludido, e abandonou a vida pública dedicando-se inteiramente às camadas mais carentes da sociedade.

Muito caridoso, ao se formar em Medicina, atendia a todos sem distinção, não cobrava pelas consultas e comprava remédios para as pessoas mais pobres que não tinham condições financeiras, chegando a ficar muito endividado nas farmácias. Chegou um momento que Bezerra não tinha mais nada de valor, a não ser o seu anel de formatura o qual entregou a uma mulher desesperada, para comprar os remédios de sua filha que estava muito doente. A mulher disse que ele não poderia entregar o seu anel de formatura, pois teria um valor muito grande para ele, aliás era o símbolo da sua profissão que conseguiu com tanto esforço. O médico dos pobres disse que não, pois para ele, a jóia teria mais valor para curar a sua filha.

Dr. Bezerra sabia também consolar as pessoas tristes e falava do amor de Jesus por todos nós. Ele foi um perfeito homem de bem, exemplo para todos os médicos!

Para Dr. Bezerra o verdadeiro médico é aquele que atende a qualquer momento, que não vê condições sociais, raça, cor ou sexo, do contrário, este não é médico, é negociante da medicina.

O médico verdadeiro é isto: não tem o direito de acabar a refeição, de escolher a hora, de inquirir se é longe ou perto… O que não acode por estar com visitas, por ter trabalhado e achar-se fatigado ou por ser alta à noite, mau o caminho e o tempo, ficar perto ou longe do morro; o que sobretudo pede um carro a quem não tem com que pagar a receita, ou diz a quem lhe chora à porta que procure outro – esse não é médico, é negociante da medicina, que trabalha para recolher capital e juros dos gastos da formatura”. Bezerra de Menezes.

Hino a Bezerra de Menezes

Grupo AME

Oh vinde bom amigo amado e benfeitor

Das luzes do infinito de cintilações

Oh! vinde amenizar a nossa grande dor

Espargindo em mão cheias as consolações

Bezerra de Menezes servo do Senhor

Apóstolo do bem a nos iluminar

Celeste mentor, em passes de amor

Águas fluidificai

Movimentai vossas falanges protetoras

Dai-nos as bênçãos redentoras

Balsamizando os corações

O sofrer é um bem divinal

Que o Senhor nos envia do astral

É o cadinho imortal da perfeição

A nos redimir das nossas vidas mal vividas

Ante o Evangelho todo luz

És apoteose do amor

Redime a nossa dor com Jesus

Raquel Alexandre

Raquel Alexandre

É redatora do Portal Diário do Sertão e Formada em História pela UFCG de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Raquel Alexandre

Raquel Alexandre

É redatora do Portal Diário do Sertão e Formada em História pela UFCG de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: