header top bar

Radomécio Leite

section content

Cajazeiras do futuro

24/03/2012 às 22h44

Tenho tido conhecimento de alguns projetos de desenvolvimento econômico e de possíveis instalações de empresas que poderão dar uma nova dimensão e uma posição privilegiada ao nosso município e a cidade de Cajazeiras.

A última que tomei conhecimento foi a da instalação de uma filial de uma mineradora, com investimentos na ordem de 850 milhões de reais, com o objetivo de extrair do nosso solo o minério de ferro existente nas ricas jazidas do Sítio Patamuté.

No vizinho estado do Ceará a exploração de minério de ferro já é uma realidade e o ano passado já foi feita a primeira remessa de cerca de 75 mil toneladas do produto, retirado da mina de São José do Torto, no município de Sobral, sob a responsabilidade da Globest Ceará Mineradora, pertencente a empresários brasileiros, de origem chinesa.

Este minério é transportado por rodovia e estocado no Porto do Pecém e dali embarcado par a China e esta mesma empresa adquiriu outra área no município de Quiterianópolis, a cerca de 410 quilômetros de Fortaleza, e no ano passado, no mês de março foram exportados cerca de 52 mil toneladas, também para a China.

Aqui no nosso estado este minério poderá ser transportado pela BR 230 e exportado pelo Porto de Cabedelo, a exemplo do que ocorre no Ceará, enquanto o sonho da construção da Ferrovia Transnordestina possa ser realizado, fato que melhoraria a logística da região e alavancará não só o transporte ferroviário, mas provocará a ampliação da estrutura portuária da Paraíba, já que existem projetos neste sentido.

Em 2009 a Brasil Nordeste, que é uma sociedade anônima com capital chinês, árabe e brasileiro, iniciou as pesquisas em nosso município e se estima que existam 200 milhões de toneladas de minério de ferro em nosso solo e que o mesmo tem um dos melhores teores de pureza do país e a empresa deve ter investido nestas pesquisas cerca de 12 milhões de reais e poderá investir mais 20 milhões de dólares para implantar uma unidade de beneficiamento. O mais importante será a geração de 500 empregos diretos.

Esta noticia da existência de minério de ferro em solo cajazeirense foi publicada em um livro escrito por Manoel Ferreira Júnior, que foi promotor em nossa cidade, por três períodos, iniciado cada um em: 1910, 1938 e 1939 e professor de geografia do Colégio Diocesano Padre Rolim. Nesta mesma edição ele cita também a existência de ouro em solo cajazeirense, próximo da área onde foi encontrado o minério de ferro.

Toda a grandiosa infra-estrutura que deverá ser implantada na zona sul do nosso município, a partir da estrada que vai se interligar com a BR 230, acampamento, abastecimento d’água e na área habitacional poderá proporcionar uma melhoria considerável nesta região, além do valor percentual, cuja maior parte pertence ao município, dos impostos recolhidos, poderão contribuir para melhorar a vida de nosso povo e da nossa gente.

A sociedade cajazeirense precisa tomar conhecimento com mais detalhes deste grandioso investimento, muito embora saibamos que o “segredo é a alma do negócio”.

Desde o ano de 2009 que sonhamos com a concretização deste importante e valioso projeto e com a aproximação do inicio destes trabalhos não podemos deixar de acreditar que Cajazeiras vive hoje o seu futuro.
 

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: