Cajazeiras precisa voar
Na última sexta-feira estive na cidade de Poço de José de Moura para assistir a inauguração do asfalto da PB 393 e tive a oportunidade de conversar com o governador Ricardo Coutinho e ele depois de ver na capa do Gazeta, ainda a cobrança sobre o nosso aeroporto, “reclamou” do avião que puxa uma faixa com a inscrição dos 4.423 dias de promessa. E eu disse a ele que o mais importante ainda não havia sido conquistado: a HOMOLOGAÇÃO e reconhecia o esforço do estado em construir a pista de 1.600 metros, a segunda maior da Paraíba, a estação de passageiros e o acesso a BR230, mas faltava um dos mais importantes itens: o cercamento do aeroporto, obra primordial para que a ANAC possa iniciar o processo de homologação, para que Cajazeiras conste no mapa aéreo nacional e as aeronaves recebam autorização para pouso e decolagem.
O governador me perguntou ainda quanto custava cercar o aeroporto e eu disse que 50 rolos de arame e mil estacas seriam o suficiente para executar a obra, mas ressaltei que uma parte deste serviço já havia sido executada pelo DER. O governador falou ainda da iluminação noturna, cujo processo já estava tramitando, mas eu fiz ver a ele que não era necessário ter iluminação noturna para a ANAC homologar o nosso aeroporto.
Não somente o governador tem cobrado a retirada do avião da capa do Gazeta, outros leitores têm indagado o porquê da permanência do mesmo depois de tantos serviços executados no aeroporto. A resposta é a mesma para todos: o aviãozinho só vai deixar de ser publicado para pousar no nosso aeroporto quando o mesmo for homologado, até porque desde o final da década de 60 que a ANAC riscou Cajazeiras do seu mapa aeroviário.
Na realidade o aeroporto homologado mais próximo de Cajazeiras é o de Juazeiro da Padim Cícero, depois é o de Patos. O de Sousa teve a sua homologação cassada há alguns atrás, depois que depredaram a sua iluminação noturna, mas o governo do estado a esta repondo, e roubaram os fios de arame farpado de suas cercas e carregaram parte das estacas que o cercava e o seu processo para nova homologação também foi encaminhado/solicitado pelo governo do estado, junto ao de Cajazeiras.
Esta semana conversei também com o nosso querido amigo Nestor Rolim, cajazeirense radicado no Rio de Janeiro, que tem um grande círculo de amizade com pessoas do Ministério da Aeronáutica, se ofereceu, para com seu prestígio, colaborar no processo de homologação, já que o órgão encarregado deste processo fica no Rio de Janeiro. Vamos interligar Nestor com a Casa Militar do Estado.
Segundo informações, um processo de homologação, como o do aeroporto de Cajazeiras, poderá demorar até sete meses, isto significa que até o mês de maio de 2012, o aviãzinho vai decolar da capa do Gazeta e pousar definitivamente, aí sim, no Aeroporto Regional do Sertão e a partir desta data vamos começar nova luta, que é retorno das linhas aéreas que perdemos na década de 60.
Cajazeiras precisa voar, voar cada vez mais alto e para isto precisamos da luta de todos os filhos desta querida cidade. O sonho ainda não morreu.
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