header top bar

Radomécio Leite

section content

Cajazeiras rumo ao poder

18/05/2010 às 00h35

Por José Antonio

Desde que Edme Tavares e Raimundo Lira deixaram de ser os mais legítimos representantes de Cajazeiras no Congresso Nacional, um como deputado federal e outro como senador, Cajazeiras ficou órfã de representante e hoje nós vivemos com um pires nas mãos pedindo a um e a outro congressista para nos acudir em nossas precisões.

Tive uma informação concreta de que a implantação de mais dois cursos superiores, Fisioterapia e Educação, na UFCG, no Campus de Cajazeiras, estaria dependendo de uma solicitação de um deputado federal junto ao Ministério de Educação, para que seja realizado um concurso público para professor. Mas a quem se dirigir? Qual o deputado que teia interesse neste pleito? Qual o deputado que tem se envolvido no processo de desenvolvimento de Cajazeiras?

Muito embora tenhamos o deputado federal Wellington Roberto como nossa guarida, ele não conhece de perto todos os “índios da tribo cajazeirense” e muito menos se “junta” a plebe ignara desta pobre e sofrida província para saber de seus desejos, angústias, planos e projetos. A ele só interessa ouvir os que se dizem “donos do poder” local, porque é com eles que se negociam os votos das eleições futuras.

Sempre tenho feito esta pergunta: quando será que a nossa terra vai voltar a ter um representante no congresso, saído das entranhas do povo, do povo, como diz Carlos Antonio em seus discursos, que tenha o seu cheiro e também a sua “catinga”.

Para as eleições de 2010, tínhamos a esperança da candidatura do atual deputado estadual Jeová Campos (PT), mas que não teve o peito e muito menos a coragem de ir para a luta. Ele precisava ter a raça do sertanejo afeito a muitos e grandiosos desafios. Era necessário acreditar neste desejo de Cajazeiras, neste sonho.

Agora também surge um outro nome, o do ex-prefeito Carlos Antonio, que além do partido ao qual é filiado, o Democratas, o ter na condição de um bom candidato e já foi externado pelo presidente estadual do DEM. senador Efraim Morais, que o quer como candidato a deputado federal. Teríamos chances? Carlos seria vitorioso? Só as urnas confirmarão ou não estas perguntas. De uma coisa tenho a mais absoluta certeza: qualquer filho de Cajazeiras que se candidatar a deputado federal saírá das urnas com uma votação consagradora, porque precisamos dar um recado aos candidatos “compradores de votos” que esta cidade é rebelde e precisa ter um “nativo” na Câmara.

A imprensa tem noticiado que Raimundo Lira e José Gonzaga Sobrinho poderiam ser candidatos a suplentes de senadores: um na chapa de Vitalzinho e outro na Cássio Cunha Lima. Eleitos os titulares, nos restaria a perspectiva de poder. Mas vale uma esperança tarde do que um desengano cedo. Foi assim que Otacílio Jurema se tornou senador por Cajazeiras.

Aqui, na província da Paraíba, temos a esperança de que os três candidatos a deputado estadual se elejam: Vituriano, com perspectiva de ser o mais votado em Cajazeiras, Jeová ser o mais votado do estado pelo PT e José Aldemir o mais votado da região do Alto Piranhas e do DEM. Eleitos, todos nós cajazeirenses esperamos que lutem em defesa desta gleba paraibana, a mais distante de todas, da mesa onde se reparte o bolo.

Agradeço os e-mails
José Epaminondas Braga – Campina Grande – parabéns pela sua Carta Aberta ao Governador José Maranhão. Ao bom entendedor, meia palavra basta, dizia minha avó.

Temóteo de Sousa – Campina Grande – Agradeço em nome dos meus irmãos e demais parentes, a matéria publicada em seu jornal sobre o meu saudoso pai Rafael Temóteo de Sousa, falecido no último dia 12 de abril. Receba, pois, agora e sempre, a minha gratidão (também extensiva ao nosso amigo Epaminondas Braga).

Otacílio Trajano – João Pessoa – Seu artigo – Carta Aberta ao governador José Maranhão – mostra a verdade nua e crua de nossa cidade e do governo Maranhão III.

Congresso
No próximo final de semana, nos dias 19, 20 e 21 de maio, estarei participando, em Belo Horizonte, do 10º Congresso Mineiro de Rádio e Televisão. Volto a BH, cidade onde já passei uma longa temporada, fazendo um curso de especialização, para poder dar aulas na nossa FAFIC, instituição que já foi dirigida pelo inesquecível e imortal Padre Gualberto.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: radomecio@hotmail.com

ACADEMIA CAJAZEIRENSE DE ARTES E LETRAS

VÍDEO: Presidente da ACAL diz que pandemia dificultou a aproximação entre membros da diretoria

RISCOS

VÍDEO: Dois bairros de Cajazeiras estão em alerta de surto de dengue; reportagem mostrou pontos críticos

NOVIDADES

VÍDEO: IFPB de Cajazeiras inicia aulas presenciais e anuncia seletivo com notas dos últimos quatro Enem

OPERAÇÃO ARACATI

VÍDEO: Delegado seccional destaca a quantidade de armas apreendidas em operação na região de Cajazeiras

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: radomecio@hotmail.com

Recomendado pelo Google: