header top bar

Radomécio Leite

section content

Caminhos venturosos

02/10/2010 às 23h29

A cidade de Cajazeiras tem nos últimos meses, experimentado momentos de grandes alegrias e a mais recente é a de que foi autorizada pelo Ministério da Educação a realização, já no próximo ano, do primeiro vestibular para o Curso de Medicina, pleiteado pela Escola Santa Maria.
A sua economia tem dado respostas positivas com o crescimento do número de carteiras profissionais assinadas e com o crescente aumento de recolhimento de impostos, principalmente o ICMS, que põe em definitivo o município em sexta posição no Estado.

A nossa população, segundo pesquisa realizada pelo SESI, em 2009, durante a Ação Global, constatou que 100% dos domicílios possuem energia elétrica, 97% têm acesso à água tratada e do escoamento da água dos banheiros e sanitários 97,1% têm acesso à rede coletora de esgoto ou fossa séptica, 99% possuem TV em cores e 80,5% dos domicílios possuem pelos menos um celular.

São dados que refletem uma melhora na qualidade de vida dos nossos habitantes, muito embora tenhamos sérios problemas na área de saúde a serem resolvidos, mas importantes passos já foram dados neste sentido, quando recentemente vários equipamentos foram instalados, a exemplo das máquinas para hemodiálise, outras no setor da UTI e no bloco cirúrgico.
Além da saúde, é indiscutível que houve ganhos na educação, na assistência social, na cultura e na atuação dos Conselhos Sociais. É um fato inegável que existe ainda grandes dificuldades e barreiras a serem vencidas, principalmente a melhoria e eficácia das políticas públicas.

Recentemente o MAC – Movimento dos Amigos de Cajazeiras elaborou uma Agenda de Desenvolvimento, onde nomeia uma série de idéias e de projetos viáveis para promover o crescimento de Cajazeiras e este foi entregue nas mãos dos candidatos ao Congresso Nacional e da Assembléia Legislativa da Paraíba e destaca dez pontos: Elaboração de um novo Plano Diretor, Consolidação do Ensino Superior, Construção de um Centro de Convenções, Política de Estímulos às Atividades Produtivas, Fortalecimento da Prestação de Serviços Públicos, Consolidação da Gestão do Hospital Regional, Implantação de Áreas de Lazer, Construção de Alças Rodoviárias de Acesso, Aterro Sanitário e Política Consistente de Desenvolvimento Rural.

Do ponto de vista político poderemos nestas eleições conquistarmos uma posição invejável, em função do número de candidatos, filhos da terra, que nesta segunda-feira poderão amanhecer eleitos: José Aldemir e Antonio Vituriano para a Assembléia Legislativa, Jeová Campos para a Câmara Federal e Carlos Antonio, Raimundo Lira e José Gonzaga como suplentes de senador, todos com amplas chances de ocuparem uma vaga, se eleitos.
Talvez, nesta década, a obra mais importante seja a construção do novo aeroporto, que poderá num futuro próximo, interligar Cajazeiras ao resto do mundo. Este é um sonho que acalentamos desde o final da década de 60 quando perdemos a linha aérea da Varig.

São caminhos e jornadas vitoriosas, muito embora tenhamos ainda muitas questões a resolver, mas esta deve a ser a nossa luta: buscar alternativas para um crescimento permanente e que a sociedade e o povo sejam os alvos destas conquistas.

Por e-mail
Professor, José Antônio, eu, Oscare Silveira, sou um admirador do amor por Cajazeiras que o senhor tem. Olha, o que eu tenho a pedir a sua pessoa em poucas palavras, era pedir que se possível o senhor colocasse em seu Jornal Gazeta do Alto Piranhas, e também na sua Rádio Alto Piranhas, o pedido para todos esses políticos que são votados nessa maravilhosa e bela cidade de Cajazeiras – PB, com urgência, um Instituto de Medicina Legal (IML), e outro órgão importantíssimo para essa bela cidade de Cajazeiras – PB, era a Polícia Federal (PF), para poder desvendar todo o tipo de crime que não tem solução, e poder diminuir as drogas que está aumentando e manchando o nome de nossa cidade de Cajazeiras a cada dia que se passa. Pois não é possível Professor José Antônio, que essa grande cidade sertaneja, não tenha ainda o IML e a Polícia Federal do Brasil (PF). Pois faça esse apelo, por favor, Professor José Antonio, e muito obrigado.

P.S. Está dado o recado na forma e no jeito do que você pediu e escreveu.
 


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Radomécio Leite

Radomécio Leite

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: