header top bar

José Ronildo

section content

Candidatos

05/10/2024 às 13h24

Tribunal Superior Eleitoral - © Marcello Casal JrAgência Brasil

Por José Ronildo – Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a uma semana das eleições de 2024, indicam que 463 mil pessoas pediram registro para concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O número representa uma queda em relação às eleições de 2020.
Neste ano, 15.573 candidatos disputam uma das 5.569 vagas de prefeito em todo o Brasil. Em 2020, 18.416 pessoas concorriam às prefeituras. Para vice-prefeito, são 15.812 candidatos, também um número menor do que nas últimas eleições.

Já para as câmaras municipais, são mais de 431 mil candidatos disputando as 58 mil cadeiras, também um número menor, se comparado aos quase 481 mil de 2020. Para o pesquisador da Universidade de Brasília Mamede Said, essa redução tem uma explicação clara. A crise de candidaturas é reflexo de um problema mais geral que nós temos, que é o desencanto com a política, principalmente por parte dos mais jovens. E eu entendo que isso se deve, em grande medida, à atuação dos atores políticos.

O TSE também revelou outros dados importantes sobre o perfil dos candidatos. Neste ano, as mulheres representam 34% das candidaturas, um número praticamente igual ao das eleições anteriores. Já os homens são 66% do total de concorrentes. Outro dado que chama a atenção é o aumento de candidatos que se identificam com nomes sociais. 348 pessoas, contra 133 em 2020.

Pessoas brancas são a maioria entre os candidatos: 46,83% do total. Já pessoas pardas e pretas somam, respectivamente, 40,3% e 11,32%. Além disso, 3.590 candidatos quilombolas foram registrados, representando cerca de 1% do total. O que não muda é a compra de votos.

Prisões

As prisões por parte da Polícia Federal em João Pessoa, da vereadora Raíssa Lacerda e depois da primeira dama Emília Lucena revelam o avanço do crime organizado especialmente nas grades cidades, e segundo a PF, chegou a João Pessoa e região metropolitana que era destaque pela sua tranquilidade e baixos índices de violência. Toda semana execuções são registradas na grande João Pessoa.

O caso da primeira dama mostra-se mais grave pois revela que a atuação das facções não se limitava a controlar comunidades pobres da periferia. Nesse caso, o candidato para ter acesso e pedir votos precisava do aval dos chefes das organizações criminosas.

Já no caso da primeira dama, o mais grave foi a acusação da PF, com base em mensagens telefônicas de que a gestão municipal estava abrindo espaços para pessoas indicadas por dois líderes de facções, certamente para ocupação de cargos comissionados e em troca a equipe da primeira dama e da Prefeitura podia ter acesso livre para pedir votos e desenvolver outras ações em favor das comunidades, por isso que a operação foi denominada de “Território Livre”.

O deputado federal e candidato a prefeito de João Pessoa Ruy Carneiro já tinha denunciado que algumas áreas da capital estavam sob o domínio do crime organizado.

 Emprego

Segundo o Caged, o Brasil registrou em agosto de 2024 um saldo positivo de 232.513 vagas com carteira assinada. O número representa 22% a mais de empregos formais em comparação a julho, quando o saldo foi de 190 mil. O saldo foi positivo nos cinco grupamentos de atividades econômicas avaliadas e nas 27 Unidades Federativas. No acumulado do ano são 1,72 milhão de novos empregos formais. Desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o saldo supera 3,18 milhões de empregos com carteira assinada.

Sufoco

O presidente Lula e comitiva passaram um grande sufoco. O avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) que deveria trazer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a comitiva de volta ao Brasil, após viagem ao México, fez 50 voltas no espaço aéreo mexicano até pousar, de novo, no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles.

As manobras foram necessárias porque houve um problema técnico no avião que impediu o trajeto até Brasília, mas, antes de retornar ao solo no México, era preciso “queimar” combustível para reduzir o peso da aeronave.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: